Topo
Notícias

Chuva no RS: Taquari sobe mais; alta em Lajeado foi de meio metro em 1 hora

Vista aérea das cheias no rio Taquari em Encantado (RS), em 1º de maio - Diego Vara - 1º.mai.2024 / Reuters
Vista aérea das cheias no rio Taquari em Encantado (RS), em 1º de maio Imagem: Diego Vara - 1º.mai.2024 / Reuters
do UOL

Do UOL, em São Paulo

12/05/2024 08h34Atualizada em 12/05/2024 20h32

O nível do rio Taquari, que já havia superado a cota de inundação na noite de ontem no Rio Grande do Sul, subiu mais ainda no início da tarde deste domingo (12). O rio Caí também voltou a ultrapassar a cota de inundação durante a madrugada deste domingo (12).

O que aconteceu

Em Lajeado, a altura do Taquari subiu meio metro em uma hora. O nível chegou a 23,4 metros às 13h30. A Prefeitura emitiu alerta com previsão de que o rio chegue a 29 metros. As águas também atingem municípios como Taquari e Encantado, que estão com as ruas alagadas.

Na cidade de Estrela, o rio Taquari também superou os 20 metros. Às 14h40 deste domingo (12), o nível chegou a 23,89 metros. A altura de inundação no município é de 19 metros —essa é a medida que representa o ponto em que os primeiros danos são observados nas cidades. Em 24 horas, a alta foi de mais de metros, informa o SGB (Serviço Geológico Brasileiro).

Desde às 17 horas de sábado (11) até às 13h deste domingo (12), o nível do Caí subiu mais de quatro metros. A altura da água está em 14,37 metros, segundo dados do SGB. A cota de inundação do rio é de 10,5 metros.

As cheias dos rios Caí e Taquari foram os primeiros sinais das enchentes que atingiriam todo o Rio Grande do Sul. Os volumes de água deles começaram a subir no final do mês passado, após fortes chuvas atingirem várias cidades da região.

O governo estadual emitiu um alerta de risco de inundação para domingo (12). Em um vídeo divulgado na noite deste sábado, o governador Eduardo Leite (PSDB) alertou os moradores de municípios sob risco a não voltarem a suas casas. "Não é seguro", afirmou.

A Defesa Civil diz que choveu 120 milímetros nas regiões dos vales dos rios nas últimas 24 horas. Em função dessas chuvas, há tendência de novas altas no Guaíba, com expectativa do nível voltar a ficar acima de cinco metros. Também há registros de inundações no Rio Uruguai, na fronteira do Brasil com o país vizinho, segundo o órgão.

Alerta de cheias em quase todo o estado

Há risco de novas cheias em quase todas as regiões do RS neste domingo. De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), é "muito alta" a probabilidade de cheias, especialmente na região centro-norte do estado.

Região de Porto Alegre tem risco de deslizamentos. Segundo a previsão do Cemaden, pode haver principalmente "quedas de barreira" à margem de estradas e agravamento de deslizamentos que já se iniciaram.

A previsão é de mais chuva e de frio para os próximos dias. Na maior parte do estado, segundo o Metsul, o tempo ficará instável, com chuva e garoa até a próxima terça-feira (14). Na quarta e na quinta a chuva deve parar, mas as temperaturas cairão em todo o estado. Para Porto Alegre, é prevista a mínima de 8 ºC na quarta.

Enchentes do RS deixaram 143 mortos

Desalojados passam de 500 mil. Segundo o boletim mais recente do governo estadual, às 9 horas deste domingo (12), mais de 2 milhões de pessoas já foram afetadas pelas cheias.

A tragédia soma 143 mortos, 131 desaparecidos e 806 pessoas feridas. Segundo o boletim, outras 76.399 foram resgatadas das cheias.

Notícias