Embaixadores de Brasil e Itália discutem agenda bilateral
ROMA, 23 JAN (ANSA) - A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, copresidiu nesta terça-feira (23), em Roma, a 5ª Reunião de Consultas Políticas Brasil-Itália, com seu homólogo italiano, o embaixador Riccardo Guariglia.
A informação foi divulgada pelo Itamaraty em publicação no X (antigo Twitter), ressaltando que, em 2024, os dois países comemoram os 150 anos da imigração italiana ao Brasil.
Segundo o texto, os embaixadores trataram de temas globais e bilaterais, com foco em assuntos de interesse da comunidade brasileira na Itália, como a questão do reconhecimento de carteiras de habilitação.
Os secretários-gerais também firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação mútua para o treinamento de diplomatas.
O comunicado lembrou ainda que, com o Brasil na presidência rotativa do G20, e a Itália na do G7, os dois países cooperam nos temas do combate à fome e à desigualdade, e promovem a sustentabilidade e reformas de instituições globais.
"A parceria estratégica Brasil-Itália beneficia-se do intenso comércio e dos mais de 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil", concluiu o Itamaraty.
Após o encontro, a chancelaria italiana também destacou que as duas nações estão no centro da cena política e afirmou que as iniciativas pelos 150 anos da imigração preveem o "reforço das sólidas ligações, inclusive culturais e econômicas".
A Farnesina ainda falou em "excelente sinergia entre os Ministérios" e em "cooperação no combate ao crime organizado".
(ANSA).