Bebida gelada por horas: testamos copo Stanley e uma caneca 'baratinha'
Os copos térmicos da marca Stanley são verdadeiros objetos de desejo de alguns —e ódio de outros. Isso porque os produtos prometem manter a bebida gelada por longas horas, mas por um preço bastante salgado.
Para comprovar a capacidade de manter a temperatura, o Guia de Compras UOL testou uma caneca da Stanley e uma da marca Termopro, que custa metade do preço.
Apesar de visualmente serem muito parecidas, ao abrir a caixa, é possível perceber que a caneca Termopro é mais leve do que a Stanley, o que já pode indicar uma diferença de qualidade.
É importante ressaltar que os nossos testes foram feitos em casa, não em laboratório, e usamos um termômetro culinário. O objetivo é comparar as canecas em um uso comum e não, necessariamente, ter exatidão das temperaturas.
Água quente
Nosso primeiro teste foi com água quente. Colocamos a mesma quantidade de líquido a 82,1 °C nas duas canecas.
Depois de 15 minutos:
- Stanley: 68,9 °C
- Termopro: 66,1 °C
Depois de 1 hora:
- Stanley: 52,8 °C
- Termopro: 48,5 °C
Cerveja gelada
O segundo teste foi com cerveja gelada. Todas estavam armazenadas juntas e foram colocadas a 2,5 °C nas canecas.
Depois de uma hora:
- Stanley: 4,3 °C
- Termopro: 5,9 °C
Depois de duas horas:
- Stanley: 6,1 °C
- Termopro: 9,7 °C
Depois de duas horas, experimentamos, e a cerveja da caneca Stanley ainda estava geladinha e bebível. Já a do Termopro estava quente. As duas estavam com pouco gás.
Água e gelo
Por fim, colocamos dez cubos de gelo iguais em cada caneca e 400 ml de água em temperatura ambiente. O termômetro marcava 4,5 °C.
Depois de uma hora, o gelo derreteu um pouco e a temperatura baixou:
- Stanley: 3,6 °C
- Termopro: 3,7 °C
Depois de dez horas, no dia seguinte:
- Stanley: 3,3 °C
- Termopro: 15,6 °C
Na manhã do dia seguinte, os dois copos estavam sem cubos de gelo, a água da Stanley estava bem gelada e a da Termopro estava apenas fresca.
Eu estranhei que a temperatura da caneca Stanley ficou menor no dia seguinte, mas acontece que ainda havia um pouco de gelo na água —e as bordas da caneca até ficaram congeladas. Para a água esquentar, primeiro ela precisava chegar a uma temperatura de equilíbrio com o gelo —o que ainda estava em processo— para depois chegar a uma temperatura de equilíbrio com o ambiente.
Veredito
A caneca Stanley, de fato, é melhor e mantém a temperatura das bebidas por mais tempo. Porém, ela custa o dobro da Termopro. Um ponto importante é pensar que, na prática, quem vai deixar uma cerveja parada por horas? Ela pode até continuar gelada, mas vai estar sem o gás.
Então, a escolha deve ser de acordo com o seu orçamento e objetivo. Se você realmente quer uma caneca que mantenha a temperatura por bastante tempo, vai de Stanley. Mas, se você não quer gastar tanto e acha que não precisa de tanto tempo de conservação assim, a Termopro pode ser uma boa escolha.
Quer saber mais sobre achadinhos do momento, produtos de casa, eletrônicos e de beleza? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp, no X (ex-Twitter) (@ofertas_uol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).