Tiktoker diz que perdeu visão porque coçava os olhos; pode acontecer?
Uma jovem alcançou mais de 1 milhão de visualizações no TikTok ao relatar como perdeu a visão "apenas coçando os olhos". O vídeo, publicado em 29 de novembro deste ano, conta com mais de 70 mil curtidas.
A mulher conta que na adolescência usava óculos de grau baixo, mas que um dia percebeu que não conseguia mais ver o rosto das pessoas na TV. "Acho que nossa mente aprende a reproduzir as coisas, por isso demorei para entender que eu não estava enxergando", diz ela no vídeo.
Ela conta que recebeu o diagnóstico de ceratocone, uma doença definida pelo afinamento e aumento progressivo da curvatura da córnea (a parte transparente que fica da frente do olho). Segundo a jovem, a doença apareceu porque ela coçava demais o olho. "Muita gente nem imagina que o simples fato de coçar os olhos pode causar uma deformidade na córnea e, consequentemente, fazer você perder a visão."
No vídeo, a jovem afirma que, atualmente, tem apenas 15% da visão total e, para auxílio da baixa visão, utiliza lentes de correção, que a permitem enxergar cerca de 70%.
Entre os mais de 2.000 comentários do vídeo, outras pessoas compartilharam suas experiências. "Tenho mania de coçar os olhos, obrigada por nos alertar", disse um, e "O ceratocone também é hereditário! Eu tenho ceratocone", contou outro usuário.
Qual a relação entre coçar o olho e a doença?
Ao coçarmos os olhos, a primeira estrutura que sofre é a córnea, que além de ter função protetora, desempenha papel fundamental na formação da visão.
O atrito constante da córnea pode provocar microlesões, tornando a estrutura mais fina e elástica e realmente contribuindo para o ceratocone. Mas é importante frisar que a doença ocorre por combinação de fatores ambientais, como o coçar constante dos olhos, e genéticos.
Coçar os olhos pode afetar negativamente a córnea e piorar o ceratocone. A córnea é uma estrutura delicada e sensível, e o ato de coçar os olhos pode causar atrito e pressão excessiva sobre ela. Isso pode levar ao afinamento e enfraquecimento da córnea, o que pode agravar o ceratocone. Além disso, coçar os olhos também pode causar irritação e inflamação, o que pode piorar os sintomas do ceratocone. Regina Sayuri Y. Shiotuki, oftalmologista
Como o ceratocone se desenvolve?
Histórico familiar de ceratocone
Esfregar com frequência os olhos
Doença ocular alérgica, como a ceratoconjuntivite vernal
Os sintomas do ceratocone geralmente afetam ambos os olhos e progridem de forma diferente em cada um. Geralmente os sinais têm início na adolescência, com uma progressão gradual até a vida adulta.
O principal sintoma é a dificuldade visual, com embaçamento que geralmente está associado ao astigmatismo, problema de visão que ocorre quando a córnea ou a lente do olho tem uma forma irregular.
Os principais sintomas são:
Visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou perto);
Aumento frequente do grau das lentes de óculos (principalmente o astigmatismo);
Sensibilidade à luz (fotofobia);
Dificuldade de visão noturna;
Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto.
É possível tratar essa condição?
Não há cura para o ceratocone, mas o tratamento inclui medidas para impedir sua progressão e melhorar a visão, como lentes de contato rígidas.
Não coçar os olhos é uma ótima medida preventiva, além de consulta com oftalmologista anualmente. Laura Cunha, oftalmologista
Fontes: Laura Cunha, oftalmologista da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha; Karen Traiman Coji, oftalmologista credenciada Omint; Regina Sayuri Y. Shiotuki, especialista em córnea, doenças externas, lente de contato e cirurgia refrativa no Hospital Japonês Santa Cruz.