Imagem impressionante de satélite mostra enchente que causou caos no RS
Nos últimos dias, temporais causaram mortes e alagamentos no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (20), as ruas de Porto Alegre foram tomadas pela água do Guaíba após uma das comportas vazar. Com isso, a capital decretou estado de emergência.
Uma imagem de satélite impressionante, obtida pela agência de meteorologia MetSul, mostra a enchente na cidade e o Guaíba no momento da maior cheia desde 1941.
O que aconteceu:
Áreas alagadas. Na imagem, é possível ver algumas das ilhas de Porto Alegre — Pintada, Pavão, Flores e Ilha Grande dos Marinheiros — tomadas pela água. Também chama a atenção as áreas cobertas por água na BR-448, no município de Canoas. Trechos próximos da BR-386, nas imediações de Nova Santa Rita, também aparecem alagados.
Cheia histórica. Ainda segundo a agência de meteorologia, o Guaíba enfrenta a terceira maior cheia em 150 anos na história de Porto Alegre. A enchente no Delta do Jacuí é a maior desde maio de 1941.
Imagem de satélite. A imagem, de alta resolução, foi captada pelo satélite Sentinel-2 do Sistema Copernicus da União Europeia. A pedido da MetSul, a plataforma europeia ADAM cedeu o registro.
Danos das chuvas no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul vem sofrendo com vendavais, alagamentos, enxurradas e soterramentos. Desde 13 de novembro, cinco pessoas morreram e 63 ficaram feridas por causa das catástrofes.
3.737 pessoas foram desabrigadas até a madrugada de ontem. Na área mais afetada pelas enchentes, o vale do rio Taquari, na região central do estado, foram abertos 35 abrigos públicos em 10 municípios, segundo a Defesa Civil.
O número de pessoas desabrigadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul passou de 28 mil, conforme informou a Defesa Civil do estado ontem. Destas, 24.963 estão desalojadas e 3.351 estão em abrigos públicos.
Bloqueios em rodovia. São 20 totais ou parciais devido a quedas de barreira ou erosão do asfalto no Rio Grande do Sul. Ao todo, 158 prefeituras reportaram danos à Defesa Civil —177 cidades foram atingidas no Estado e mais de 180 eventos adversos devido às chuvas foram registrados.