Topo
Notícias

Sakamoto: Áudio de Delgatti é grave, mas depende de fontes de comprovação

do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/08/2023 13h09

O colunista do UOL, Leonardo Sakamoto, classificou no UOL News os áudios de Walter Delgatti como "bombásticos", mas numa avaliação "crua e fria".

Segundo Sakamoto, esse conteúdo precisa de comprovação para realmente valer.

O que precisa fazer são duas ressalvas: primeiro, a Polícia Federal precisa buscar outras provas de confirmação; segundo, Walter Delgatti Neto é muito garganta.

Se pegar esses áudios, são áudios de alguém que está querendo se mostrar para o interlocutor que é uma pessoa importante. 'O presidente precisa de mim, me quer. A mãe da deputada me serve Nescau com leite.

Fora isso, os áudios ajudam a confirmar o depoimento de Delgatti de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) queria ajuda dele para fraudar as eleições, diz o colunista.

Os discursos dele confirmam que Bolsonaro pegou ele e jogou dentro do Ministério da Defesa para discutir com os militares formas de tirar credibilidade das urnas eletrônicas e, também, uma ajuda para alterar o código-fonte das urnas eletrônicas.

Sakamoto: Ordem de Bolsonaro a empresários na eleição ajudou a cozinhar atos golpistas de 8/1

Para o colunista, a ordem de difusão de notícias falsas dada por Bolsonaro ajudou os atos golpistas de 8/1 a acontecer.

Essa ordem de Bolsonaro a empresários reforça a preocupação sobre disparos ilegais de mensagens, o que significaria doação ilegal, e também uma preocupação em relação ao voto de cabresto.

Quando um empresário grande dispara para sua rede de funcionários mensagens mentirosas a respeito das urnas eletrônicas ou mensagens positivas para um candidato e negativas ao outro, significa uma tentativa de manipular o voto desses trabalhadores.

Sakamoto avalia que esse foi um dos fatores que ajudou a incentivar os atos golpistas de 8/1.

Nessa difusão de mentiras sobre o STF, sobre as urnas eletrônicas e bombadas por Jair Bolsonaro por meio de empresários, também está o cerne do 8 de janeiro.

Quando você bomba isso e chega nas pessoas por meio de figuras conhecidas e respeitadas, como os grandes empresários, isso chancela o discurso golpista e antidemocrático de Bolsonaro, fazendo com que as pessoas acreditem nisso.

Quantas pessoas invadiram a sede dos Três Poderes reforçaram suas visões equivocadas sobre a urna eletrônica, sobre o sistema eleitoral, sobre as eleições por conta dessa rede bombada por parte de empresários? Quantos foram?

Sakamoto: Evangélicos sentem-se traídos ao descobrirem paixão de Bolsonaro por joias

O colunista repercutiu a pesquisa que mostra que Bolsonaro despencou em relevância nas redes após a operação da Polícia Federal que cumpriu diligências para apurar suposto esquema de desvio de joias.

Sakamoto comentou no programa que falou com duas lideranças evangélicas, que concordam que essa queda de Bolsonaro nas redes se deve mesmo ao esquema das joias.

Eles acham que tem uma questão relacionada diretamente que é a questão das joias. Uma coisa é chamar o Bolsonaro de genocida, é mais complicado, mesmo golpista também é mais difícil.

Joias entram na vida das pessoas, no dia a dia das pessoas. Evangélicos aprendem a tomar cuidado a não adorar ouro e pedras preciosas, isso está presente.

Se Bolsonaro for, de fato, no final das contas, condenado e preso pela questão das joias, isso se cristaliza e solidifica porque você vai ter a polícia e a Justiça falando: 'Ele roubou joias. E depois adorou e vendeu essas joias'.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Notícias