Linhas de trem privatizadas registram o triplo de falhas da CPTM em 2023
Operadas pela Via Mobilidade, as linhas de trem metropolitano 8-Diamante e 9-Esmeralda apresentaram o triplo de falhas que as administradas pela CPTM neste ano.
O que aconteceu
As linhas 8 e 9 apresentaram 16 falhas de operação entre 1º de janeiro e 11 de abril. Nas linhas 7, 10, 11, 12 e 13, da CPTM, foram registrados cinco problemas.
Só a linha 9 registrou 12 falhas nos três primeiros meses do ano. O número é o maior entre todos os ramais de trem da região metropolitana de São Paulo. Problemas de sinalização, na rede aérea e no sistema de alimentação elétrica foram algumas das ocorrências registradas.
A linha 13 não teve panes em 2023. O ramal conecta o Aeroporto de Guarulhos ao sistema de trilhos da região metropolitana e foi o primeiro a ser projetado, construído e operado pela CPTM. Inaugurada em 2018, a linha conta com três estações.
O sistema de trens da região metropolitana de SP apresentou 21 falhas desde o começo do ano. Os dados foram divulgados pelas operadoras na internet —mas podem ocorrer variações, já que, eventualmente, passageiros que seguram portas e outras situações podem entrar na conta de forma indevida.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quer privatizar quatro linhas de trem. Ele autorizou o início dos estudos para privatização das linhas 10, 11, 12 e 13. A melhoria dos serviços é um dos argumentos apresentados pelo governador a favor da privatização.
Quantas falhas cada linha apresentou?
- Linha 7-Rubi da CPTM - 1 falha
- Linha 8-Diamante da Via Mobilidade - 4 falha
- Linha 9-Esmeralda da Via Mobilidade - 12 falha
- Linha 10-Turquesa da CPTM - 1 falha
- Linha 11-Coral da CPTM - 1 falha
- Linha 12-Safira da CPTM - 2 falha
- Linha 13-Jade da CPTM - sem falhas
Outras ocorrências
42 manutenções foram realizadas nas linhas privatizadas: 18 na linha 8 e 24 na 9. Entre as linhas não-privatizadas, houve apenas uma ocorrência do tipo, às 4h42 de 18 de fevereiro, um sábado, entre as estações Vila Prudente e Vila União da Linha 15 do monotrilho, operada pelo Metrô.
Além das falhas, linha 8 teve dois descarrilamentos. As ocorrências foram registradas às 10h07 do dia 16 de janeiro, perto da estação Júlio Prestes, e às 16h21 de 30 de março, perto da estação Lapa. Ninguém ficou ferido, mas uma mulher passou mal e precisou ser atendida em janeiro.
O que dizem os envolvidos
Procurada, a Via Mobilidade informou que "vem investindo em melhorias nas linhas 8-Dimante e 9-Esmeralda desde o início da concessão em janeiro de 2022". De acordo com a concessionária, R$ 1 bilhão já foi investido nas linhas, que devem receber R$ 1,5 bilhão em 2023 e novos trens a partir de maio.
Já o Governo do Estado informou que "os contratos de concessão preveem diversas obrigações e deveres das concessionárias para garantir o desempenho e a qualidade na prestação de serviço". Quando essas condições não são cumpridas, há "abertura de processos administrativos para a aplicação das penalidades".