Autora de livros eróticos: quem é política que fez ensaio para Playboy
A secretária de Estado francesa, Marlene Schiappa, está enfrentando críticas por posar — completamente vestida — para a Playboy, ainda que não seja capa. Responsável pela área de Economia Social e Solidária e da Vida Associativa, ela já desempenhou uma série de cargos no governo do país e é uma defensora de longa data dos direitos das mulheres.
Quem é Marlene Schiappa?
Schiappa, 40, foi nomeada secretária de Estado da Igualdade de Gênero da França em 2017. Enquanto exercia o cargo, foi responsável por apresentar uma legislação que proíbe o assédio às mulheres nas ruas.
Ela também foi vice-prefeita da cidade de Le Mans e conselheira regional.
Convidada regular de programas da TV francesa, Schiappa se destacou como uma autora feminista e escreveu sobre os desafios da maternidade, saúde da mulher e outros temas antes mesmo de iniciar sua carreira política.
Sob o pseudônimo de Marie Minelli, também publicou dezenas de livros sobre sexo e erotismo. Segundo o The Independent, seus títulos mais populares incluem: "Dare to Have a Female Orgasm" (Atreva-se a Ter um Orgasmo Feminino", na tradução livre) e "Indecent Marriage" ("Casamento Indecente").
Outras polêmicas
De acordo com a BBC, em 2010, Schiappa escreveu um livro em que dava dicas de sexo para pessoas obesas. Na época, críticos afirmaram que a obra reforçava clichês prejudiciais.
Já em 2017, ela foi acusada de encenar uma visita a uma chamada "área proibida para mulheres" no norte de Paris e publicar imagens nas redes sociais. Na época, o local era conhecido pelo assédio constante às mulheres que passavam por ele. As imagens foram rapidamente apagadas e atribuídas a um "deslize de relações públicas".
Mais sobre Marlene Schiappa:
- Nasceu em 18 de novembro de 1982, em Paris.
- É formada em comunicação e novas mídias.
- Começou a trabalhar como assistente na agência de publicidade Euro RSCG (atualmente conhecida como Havas Creative).
- Também foi jornalista do Yahoo e diretora editorial de uma agência de notícias.
- Escreveu diversos artigos sobre igualdade de gênero, além de livros eróticos.
- É fundadora e presidente da fundação Maman travaille (Mamãe Trabalha, na tradução livre).
- Foi o membro mais jovem do gabinete durante o primeiro mandato de Emmanuel Macron, com 34 anos.