Topo
Notícias

Crimes sem castigo, a bisneta de Lampião, o padre bolsonarista e mais

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL
do UOL

Tiago Dias

Da newsletter do TAB

16/11/2022 08h00

Esta é a versão online da newsletter do UOL TAB enviada hoje (16). Quer receber o conteúdo direto no seu email na semana que vem? Cadastre-se aqui. Para receber até 11 boletins exclusivos, assine o UOL.

*

Olá! É semana com feriado, mas o TAB não para, freguesia! A fornada desta semana está caprichada. Fomos a Pernambuco traçar a trajetória de coação e impunidade que cerca a vida de Thiago Brennand, aquele mesmo ricaço que carrega o sobrenome famoso e uma penca de denúncias de crimes sexuais. Ainda sobre herdeiros, contamos a história da bisneta de Lampião e Maria Bonita, que anda visitando um barracão de escola de samba em São Paulo. Fomos também a Nerópolis, cidade goiana de 30 mil habitantes, para contar a história do padre bolsonarista que abandonou a missa após uma discussão política. Saca só:

Crimes sem castigo

Nosso repórter Mateus Araújo foi a Pernambuco em busca da vida pregressa de Thiago Brennand. Nós já dissecamos aqui a história da influente família que hoje quer distância do empresário e agora mostramos que, antes mesmo de ser procurado por cometer diversos crimes sexuais, Brennand já acumulava casos de violência e coação.

Cangaço na Paulistânia

A arquiteta Gleuse Ferreira mora em Aracaju com a família (predominantemente feminina, todas viúvas ou solteiras) e tem viajado bastante a São Paulo para acompanhar os preparativos para o Carnaval de 2023, quando seu novo bando entrará na avenida. Ela tem muita história para contar: é bisneta de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita.

Obra de Deus

A pequena Nerópolis (GO) se tornou famosa no país por mais um conflito político dentro de igreja. Há dias, um padre tirou a batina e abandonou o altar após uma discussão política. "Bolsonarista declarado", padre Danillo Neto se indispôs com jovens que fizeram o "L", de Lula, na entrada da paróquia, e chegou a pensar em renunciar — mas a Diocese foi contra. A reportagem revela postagens intolerantes de Neto, alertando contra o suposto risco do "comunismo" e o "perigo" da mistura do Evangelho com cultos "afro".

Reabilitação à força

Em 20 de outubro de 2019, dois enfermeiros e uma médica atravessaram o longo corredor do apartamento onde a escritora Helena Lahis morava com as filhas e o marido, na Urca, no Rio de Janeiro. Diziam que iriam levá-la a uma clínica — segundo a psiquiatra, Helena estava vivendo uma crise de bipolaridade. "Tomaram meu celular e perguntaram se eu iria 'por bem ou por mal'", disse. Ela acusa o ex-marido Paulo Lima, presidente da Universal Music, de interná-la contra a vontade após o pedido de divórcio. O episódio virou inquérito policial e aguarda denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Guerra das flores

Nas últimas semanas, o uso de remédios à base de cannabis no Brasil sofreu reveses. O Conselho Federal de Medicina reduziu de forma drástica a prescrição de remédios feitos a partir da planta, mas voltou atrás após pressão popular. Nessas idas e vindas, a repórter Danila Moura entrevistou pacientes canábicos que defendem a liberação de flor de cannabis e produtos derivados para além do óleo de canabidiol, único autorizado pelo CFM.

Cidade do Ouro

Quem vê de longe a fileira de telhados de palha, bem no meio de um caudaloso rio amazônico, pode até pensar que é uma turística vila flutuante. Mas, se fosse assim, seus moradores não escapariam para a mata a cada operação policial, nem as autoridades teriam motivo para explodir essas construções boiando no rio Madeira. Na verdade, as estruturas são balsas paradas no meio do rio em busca de ouro — nós contamos mais essa história da Amazônia profunda aqui.

Cai quem quer?

O jornalista Edison Veiga conta a história de uma professora aposentada que levou um golpe do Pix para levantar uma questão: seja por trote ou golpe de telemarketing, por que é tão comum cair nessas roubadas atualmente? A gente foi atrás das respostas.

Até quem sabe, Gal

A morte de Gal Costa deixou o Brasil emocionado — e não foi diferente com a gente na redação do TAB. Para se despedir dessa voz tamanha, relembramos a entrevista que fiz com a cantora quando ela completou 50 anos de carreira. Aqui, além da sessão de fotos daquele encontro, destacamos o legado da artista em suas próprias palavras.

***

Abra a Aba

Ei, esse aqui pode abrir escondidinho. Você conhece a "Aba Anônima"? É o projeto do TAB com reportagens sobre sexo, prazer e erotismo, sem caretices e nem censura. Para se divertir, só precisa assinar.

Nesta semana, a gente relata um "gang bang" em São Paulo, que aconteceu dentro de um cinemão. Num ambiente apimentado, escuro e... democrático, crossdressers, trans e heteros se entregaram aos prazeres sob o olhar atento de Eduarda Feliciano, a Duda, organizadora da festa.

***

COLUNISTAS

Matheus Pichonelli | Com Tensão Pré-Mundial, Neymar mostra seu lado Coringa

Christian Carvalho Cruz | Trombadas: os olhos bem abertos da japonesa preta

Notícias