Até Tang encolheu: suco em pó tem redução de 7 gramas, e clientes reclamam
A Tang Brasil entrou na onda da diminuição de alimentos e reduziu o tamanho do seu refresco em pó. Desde agosto, a embalagem do suco passou de 25g para 18g —ou 28% a menos—, uma mudança que pode ser notada pelo olhar atento dos clientes às letras miúdas.
Por que diminuiu? De acordo com a empresa, que pertence ao portfólio de marcas da Mondelez Brasil, a nova quantidade ainda rende 1 litro como antigamente. A Tang Brasil justifica que uma atualização da receita fez com que o pacotinho ficasse menor.
Em setembro, a Tang lançou uma campanha em vídeo para anunciar a nova fórmula do refresco em que traz as novas embalagens de suco reduzidas, mas não deu destaque a essa alteração.
O produto é encontrado em gôndolas de supermercado a partir de R$ 1. Em algumas lojas, a unidade é vendida a R$ 1,50 —o mesmo preço pode ser visto no e-commerce.
Inflação disfarçada: A diminuição do tamanho de produtos é vista sobretudo quando o poder de compra do consumidor cai e a inflação está alta. Esse fenômeno tem um nome: reduflação, palavra que combina "redução" e "inflação".
Especialistas entendem a reduflação como uma inflação disfarçada, porque o consumidor paga o mesmo preço por um produto menor. Isso acontece com barras de chocolate, sabão em pó e agora com o Tang.
Sucos estão mais caros: Em setembro, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal medidor da inflação no Brasil, registrou aumento de 9,36% no preço dos sucos em pó no acumulado de 12 meses.
Consumidor vê mudança e reclama: A embalagem menor do Tang não passou despercebida por alguns consumidores da marca. Um usuário publicou no Twitter uma imagem do rótulo antigo e do novo. Outra usuária reclamou da redução de 7g do produto.
O que diz a lei sobre rótulos menores? A alteração de quantidade em um produto deve seguir algumas exigências feitas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na Portaria nº 392, de setembro de 2021. Os fornecedores são obrigados a informar o seguinte:
- A alteração de quantidade no produto;
- A quantidade de produto existente na embalagem antes e depois da alteração;
- A quantidade de produto aumentada ou diminuída, em termos absolutos e percentuais.
De acordo com o ministério, a informação precisa ser colocada em local de fácil visualização na embalagem e com letras legíveis que atendam aos seguintes critérios:
- Maiúscula;
- Negrito;
- Cor contrastante com o fundo do rótulo;
- Altura mínima de 2 milímetros (exceto para as embalagens com área de painel principal igual ou inferior a 100 cm², cuja altura mínima dos caracteres é de um milímetro).
Na prática, as empresas têm a obrigatoriedade de fornecer esses detalhes técnicos pelo prazo mínimo de seis meses, a partir da data de sua alteração.
Os rótulos do novo Tang trazem as especificações do lado esquerdo e com as letras deitadas no pacotinho. O texto que mostra a nova quantidade está em negrito, mas a cor é a mesma da embalagem.
'Informação poluída no rótulo': Segundo o advogado especialista em direito do consumidor Frederico Glitz, as embalagens de Tang estão fora do padrão porque o sachê e o texto sobre a quantidade têm a mesma cor, o que pode dificultar a leitura do consumidor.
"A informação está poluída dentro do rótulo. Um outro tipo de destaque [de cor] seria melhor", declara.
Ele ainda assinala que o prazo de seis meses exigido para o fornecedor explicar a mudança é insuficiente para deixar a população acostumada.
A coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, chama atenção para o fato de que o preço do Tang com 7g a menos foi mantido no comércio em geral.
Na avaliação da especialista, esse caso exemplifica a perda do poder de compra do consumidor.
Ela questiona se a embalagem de 18g rende mesmo um litro com a mesma qualidade quando comparada com o produto de 25g.
O que a empresa diz? A Tang afirma que o encolhimento do suco em pó se deve a uma nova receita mais saudável que contém menos açúcar. Também diz que o novo Tang ainda entrega a mesma quantidade de um litro.
"A mudança da embalagem de 25g para 18g ocorreu devido a melhorias na fórmula, que agora possui 100% da recomendação diária das vitaminas C e D, além de ser fonte de zinco", declara.
A Tang Brasil não se manifestou, porém, se a diminuição do produto veio acompanhada pela redução no preço sugerido ao consumidor. A empresa também se esquivou sobre as críticas a respeito do destaque das mudanças no rótulo.