Católico ou evangélico? Qual a religião de Bolsonaro?
Apesar de cumprir agendas em cultos e ser casado com uma evangélica, Michelle Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem outra religião. Na verdade, ele é católico.
A religião do presidente é motivo de dúvida de boa parte dos evangélicos. Segundo pesquisa da Genial/Qaest, publicada por Monica Bergamo no Folha de S.Paulo, 50% dos evangélicos acreditam ter a mesma religião de Bolsonaro. Apenas 16% sabem que ele é católico.
Em 2016, ainda como deputado federal, Bolsonaro chegou a ser batizado no Rio Jordão, em Israel, pelo Pastor Everaldo, mas não negou o batismo católico.
"As pessoas não entendem que batismo não é coisa de evangélico ou católico, mas de todos que creem que Jesus é seu salvador", disse Everaldo a Folha de S.Paulo.
"Ele é católico, mas se rebatizou, no Rio Jordão, por um pastor evangélico, sem negar, como dizem os evangélicos, o batismo anterior. Bolsonaro é um tipo de híbrido religioso. Particularmente, não subestimo nem sua capacidade política e nem a manipulação religiosa que ele faz. Ele não é um bobo da corte. Tem consciência do que faz", disse a pastora Romi Bencke para a DW Brasil.
Em seu perfil no Twitter, em 2015, antes do batizado, Bolsonaro disse que era católico, mas ligou os filhos a religião Batista.
"Sou católico, meus filhos + velhos Batistas... agradeço a Deus pela existência de cada pessoa que me cerca", escreveu.