Mais de uma tonelada de cocaína da América Latina apreendida na Itália
Roma, 16 Nov 2021 (AFP) - Mais de uma tonelada de cocaína da América Latina foi apreendida durante uma vasta operação realizada em toda a Itália contra a 'Ndrangheta, a máfia calabresa, informou a polícia italiana nesta terça-feira (16).
Um total de 104 pessoas receberam um mandado de prisão por envolvimento em uma rede de tráfico internacional de drogas.
A "megaoperação", resultado de três investigações distintas, está sendo conduzida por promotores em Milão, Florença e Reggio Calabria, informou a polícia em um comunicado.
Seis italianos foram presos na Suíça, que serão extraditados para a Itália, a pedido das autoridades judiciárias de Milão e Florença, informou o Escritório Federal Suíço de Justiça (OFJ).
As três investigações visam o clã mafioso Los Moles, acusado, entre outros, de tráfico de drogas, porte de armas, lavagem de dinheiro, reciclagem, sonegação de impostos, falência fraudulenta e extorsão.
A procuradoria de Reggio Calabria emitiu 36 mandados de prisão, a de Milão 54 e a de Florença 14, segundo a mesma fonte.
A cocaína chegava aos portos de Livorno, na Toscana (centro), e Gioia Tauro, na Calábria, e contava com uma rede de contatos internacionais para sua distribuição na Europa.
A temida máfia calabresa é considerada pelos especialistas como a mais poderosa máfia italiana, com ramificações em todo o mundo, tendo suplantado a Cosa Nostra siciliana e a Camorra napolitana.
bur-kv/mb/ap