Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Mulheres indianas se mobilizam para replantar manguezais diante da mudança climática

10/11/2021 14h01

Sundarbans , India, 10 Nov 2021 (AFP) - Moradoras da maior região de mangues do mundo, no leste da Índia, tentam proteger suas comunidades das mudanças climáticas e plantam milhares de árvores na costa atingida por ciclones cada vez mais violentos.

Os manguezais de Sundarbans cobrem 10.000 km2 de terra e água, principalmente na Índia, no Delta do Ganges, e se estende até a vizinha Bangladesh.

A área abriga espécies raras e ameaçadas de extinção, como o tigre de Bengala, mamíferos aquáticos como o golfinho do rio Irawady, além de um grande número de pássaros e répteis.

Declarados patrimônio mundial pela Unesco, esses manguezais sofreram os estragos da extração clandestina, apesar de serem protegidos por lei, pois servem de escudo contra as tempestades de monções.

Com lama até os tornozelos, as mulheres caminham ao longo da margem do rio com mudas na cabeça para reflorestar uma parte aberta da costa. O processo será longo e difícil.

"É uma área sujeita a tempestades e ciclones", explica Shivani Adhikari, uma das idealizadoras da iniciativa, "e para proteger os diques nos dedicamos ao plantio".

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os manguezais protegem as costas contra a erosão e eventos climáticos extremos. Eles melhoram a qualidade da água filtrando os poluentes e servem como criadouro para inúmeras espécies marinhas.

Também contribuem para o combate às mudanças climáticas, absorvendo milhões de toneladas de carbono a cada ano e protegendo as comunidades costeiras dos ciclones que frequentemente cruzam a região.

"Se os diques forem protegidos, nossa aldeia sobreviverá", disse Goutam Nashkar, que mora perto do local que reflorestou com suas vizinhas. "E se a aldeia sobreviver, nós sobreviveremos."

"Essa é a nossa esperança, o nosso desejo", disse ela.

Apoiadas por uma associação local sem fins lucrativos e pelo governo do estado de Bengala Ocidental, as mulheres pretendem semear cerca de 10.000 plantas de mangue.

Os ciclones que atingiram os estados do leste da Índia e a costa de Bangladesh tiraram a vida de centenas de milhares de pessoas nas últimas décadas.

E embora a sua frequência e intensidade tenham aumentado, o número de vítimas tende a diminuir graças à melhoria das previsões meteorológicas, à organização das evacuações e à instalação de estruturas de abrigo adequadas.

str-gle/lth/pz/mas/es/mb/jc

Notícias