Alemanha devolve objetos de arte pré-colombiana para Guatemala e México
A Alemanha devolveu nesta sexta-feira (5) ao México e à Guatemala objetos de arte pré-colombianos datados de até 850 a.C., descobertos por acaso no ano passado.
Pascal Thibaut, correspondente da RFI em Berlim
Recentemente, as devoluções de obras de arte saqueadas durante o passado colonial europeu estão em alta.
No caso dos artefatos devolvidos nesta sexta-feira (5) pela Alemanha, tudo começou quando um homem residente na França sentiu remorso e informou às autoridades que havia escondido armas da Segunda Guerra Mundial pertencentes a seu pai no porão da fazenda de sua família na região alemã de Saxônia-Anhalt.
Há um ano, a polícia descobriu as duas armas em questão, além de uma dezena de objetos de barro embrulhados em jornal.
Em seguida, os peritos solicitados identificaram talheres, vasos e figuras do período maia na América Central. Os objetos datam de 250 a 850 a.C., e o seu valor é estimado em cerca de ? 100.000.
O homem que se entregou afirmou que os comprou num mercado de pulgas por ? 100. Ele não será processado porque, à época dos fatos, a posse de tais objetos, provavelmente roubados segundo os especialistas, não era punível por lei.
Mudança de mentalidade
A investigação revelou que essas peças vieram do México e da Guatemala. O presidente da região alemã da Saxônia-Anhalt vai entregá-los aos embaixadores desses dois países na Alemanha.
Em maio, dois colecionadores privados alemães tomaram a iniciativa de devolver 34 objetos pré-colombianos ao México.
Na época, dizia-se que a devolução dos objetos mostrava que havia uma sensibilidade maior do que no passado em relação ao patrimônio cultural de outros países trazidos ilegalmente para a Europa, ou saqueados. Outro colecionador francês também devolveu recentemente obras de arte a ex-colônias francesas.