Jornalista de rádio morre baleado no leste do México
Coatzacoalcos, México, 19 Ago 2021 (AFP) - Um jornalista de uma emissora de rádio no estado mexicano de Veracruz, no leste, foi morto a tiros nesta quinta-feira (19), informou a Secretaria de Segurança Pública local.
Jacinto Romero Flores, de 60 anos, que trabalhava para a Oriestereo FM, emissora onde dirigia um programa, estava na comunidade de Potrerillo, no município de Ixtaczoquitlán, quando foi atacado.
"Foi implantada uma operação tática na região central da entidade, após o assassinato do jornalista Jacinto Romero Flores (...), está sendo feito um trabalho de busca dos agressores", informou o secretário de Segurança Pública em um comunicado.
De acordo com a assessoria mexicana da organização que defende a liberdade de expressão Repórteres sem Fronteiras (RSF), o comunicador havia denunciado ter recebido ameaças recentemente.
Repórteres Sem Fronteiras "condena o assassinato do jornalista Jacinto Romero Flores (...). Pedimos uma investigação imediata dos fatos e proteção de sua família", escreveu a organização no Twitter.
Até agora, em 2021, pelo menos seis jornalistas foram assassinados no México, embora não tenha sido determinado que em todos os casos o crime esteja relacionado ao seu trabalho.
O México é considerado um dos países mais perigosos para o exercício do jornalismo, com mais de cem comunicadores assassinados desde 2000, segundo dados da Comissão de Direitos Humanos (defensoria).
Em 2020, oito jornalistas foram mortos, segundo a RSF. Mais de 90% dos homicídios de repórteres no país continuam impunes, denunciam organizações que defendem a liberdade de expressão.
str/sem/lda/ap/mvv