Fuscão do Mengão para trânsito com carona a boleiros e torcedores famosos
Um Volkswagen Fusca personalizado com as cores e o escudo do Flamengo não passa despercebido. Ainda mais se o carro rodar no Rio de Janeiro com algum atleta ou torcedor famoso do Mengão no banco do passageiro.
Este é o caso do Fuscão 1978 pintado com as cores rubro-negras utilizado no quadro semanal "De Carona com Smigol", exibido na Fla TV (YouTube) às quintas.
Guiado pelo jornalista Marcelo Oliosi, o Smigol, o VW antigo já levou convidados como os jogadores de futebol Matheuzinho, Thiago Maia e Ramon; a ginasta Flávia Saraiva; o ala de basquete Marquinhos e a ex-nadadora Mariana Brochado; e a atriz e bailarina Aline Riscado, torcedora do Mengão.
Isso sem contar flamenguistas anônimos que pedem para param o carro nas ruas, pedindo para tirar foto ao lado dele.
"O Fusca por si só já é uma paixão dos brasileiros. Com essa alusão ao Flamengo, muita gente fica buzinando na rua. Até evito usá-lo no dia a dia", conta Smigol, que já passou por SporTV e SBT. Segundo ele, diretores e atletas do rubro-negro carioca estão de olho no "Fuscão do Mengão" e querem comprá-lo:
"Volta e meia alguém pede a chave para dar uma voltinha, nem que seja apenas dentro do clube".
O veículo usado nas entrevistas, usando máscara, traz motor 1.300 e foi customizado por uma oficina parceira, que é a dona do Fusca. As cores vermelha e preta também estão no interior do Volkswagen, que traz volante de aro fino, pneus com faixas brancas e até grama sintética cobrindo o assoalho.
São duas buzinas: uma toca, é claro, o hino do Fla. A outra é de caminhão.
Por se tratar de um automóvel fabricado há mais de 40 anos, a mecânica foi toda revisada para evitar alguma pane e "mico" de deixar o entrevistado a pé durante a entrevista. Segundo Smigol, a primeira gravação teve um "carro de apoio" com dois mecânicos seguindo logo atrás, em caso de necessidade - o apresentador garante que até hoje o Fuscão não decepcionou.
'Com Fusca, tem de ter a manha'
O jornalista é fã de Fusca, segundo ele o único modelo de carro que já teve na vida. Foi no seu exemplar 1973, o "Trovão Azul", que ele fez as primeiras entrevistas, incluindo personalidades como Fernanda Gentil, antes de levar a ideia para a Fla TV e encomendar o Fuscão rubro-negro.
"O Fusca, com seu visual arredondado, traz uma imagem simpática para fazer resenha. Mas tem de ter a manha, existe aquela folga eterna no volante. Além disso, é preciso pegar leve na chuva para não rodar, ainda mais com tração traseira".
Além disso, destaca, entrevistar e dirigir é prático.
"Pego no aeroporto e deixo no treino, fica mais fácil de o convidado estar disponível".
Smigol ainda não deu carona para medalhões como Diego e Gabigol, enquanto diz já ter encaminhado um bate-papo com o técnico Rogério Ceni. Em breve, antecipa, também irá ao ar um papo com o cantor Falcão, do grupo O Rappa.