Oposição ataca ida de Weintraub aos Estados Unidos: 'Fugiu'
Políticos da oposição reagiram hoje à viagem do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub aos Estados Unidos, a qual classificaram como "fuga". Horas após deixar o Brasil, ele, que é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), foi formalmente exonerado do cargo em uma edição extra do Diário Oficial da União.
Ainda não está claro como Weintraub chegou aos Estados Unidos já que o país anunciou em maio a proibição da entrada de estrangeiros vindos do Brasil em seu território por causa do aumento do número de casos de coronavírus.
Em tese, como ainda não havia sido sido exonerado, ele poderia entrar no país com um passaporte diplomático. Questionado sobre isso, o MEC não respondeu.
"É extremamente grave a saída de Weintraub do Brasil! Se os EUA fecharam a fronteira, como entrou? Foi com passaporte diplomático antes da exoneração? Isso pode caracterizar improbidade administrativa! O governo ajudou a fugir? Vamos apurar e passar a limpo!", declarou o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que ontem protocolou no STF um pedido para que o ex-ministro fosse proibido de deixar o Brasil.
É extremamente grave a saída de Weintraub do Brasil! Se os EUA fecharam a fronteira, como entrou?Foi com passaporte diplomático antes da exoneração? Isso pode caracterizar improbidade administrativa! O governo ajudou a fugir? Vamos apurar e passar a limpo!https://t.co/6glnuMBq8Z
-- Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) June 20, 2020
"Cantei a pedra da fuga ao solicitar apreensão do passaporte do fujão! Os fascistas sumirão do país ou serão presos um a um, para que prospere a democracia e a liberdade!", escreveu o deputado Rogério Correia (PT-MG). Ontem, Correia afirmou que pediria a apreensão do passaporte do ex-ministro dizendo que ele poderia fugir do Brasil.
Cantei a pedra da fuga ao solicitar apreensão do passaporte do fujão! Os fascistas sumirão do país ou serão presos um a um, para que prospere a democracia e a liberdade!
-- rogeriocorreia_ (@RogerioCorreia_) June 20, 2020
Com risco de prisão no Brasil, Weintraub foge para os Estados Unidos - Brasil 247 https://t.co/fMGwKKwb1P
Já a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desejou que "Deus abençoe" Weintraub na nova etapa. Ele foi indicado ao cargo de diretor executivo para o Banco Mundial.
"Weintraub já está nos EUA! Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28 Deus lhe abençoe nesta nova etapa junto ao Banco Mundial! A luta continua...", escreveu a parlamentar.
Weintraub já está nos EUA!
-- Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) June 20, 2020
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28
Deus lhe abençoe nesta nova etapa junto ao Banco Mundial!
A luta continua...@AbrahamWeint pic.twitter.com/I3VMlx9lGY
Veja a reação de outros políticos:
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Não pedimos a prisão de Weintraub à toa. Sabemos sua índole. Se está nos EUA, está FUGINDO. A utilização do passaporte diplomático de ministro foi ilegal, além de imoral. Desvio de finalidade. Como fugitivo internacional que é, Weintraub deve ser deportado ao Brasil e ser PRESO!
-- Randolfe Rodrigues (@randolfeap) June 20, 2020
Deputada Erika Kokay (PT-DF)
Weintraub fugiu enquanto ministro da Educação do Brasil. A edição do Diário Oficial com a exoneração saiu após a fuga para os EUA.
-- Erika Kokay (@erikakokay) June 20, 2020
As circunstâncias do episódio precisam ser investigadas. O povo brasileiro exige que Weintraub seja punido por trair a democracia!
Deputado Ivan Valente (PSOL-SP)
Weintraub fugiu às pressas em direção aos EUA. O covarde é investigado no inquérito das fake news. Pode inclusive ser preso. Ao invés de bancar seus atos frente à Justiça, preferiu se esconder para continuar propagando ódio atrás das sombras. Além de pior ministro, é fujão!
-- Ivan Valente (@IvanValente) June 20, 2020
Deputado Paulo Teixeira (PT-SP)
Weintraub não foi para o Banco Mundial. Fugiu para o Banco Mundial.
-- Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) June 20, 2020
Deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS)
Weintraub usou o cargo ainda de Ministro da Educação para fugir do Brasil e contou apoio do chefão, já que foi exonerado por Bolsonaro logo que conseguiu entrar nos EUA. Tudo arquitetado!
-- Fernanda Melchionna (@fernandapsol) June 20, 2020
Deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ)
Alvo do inquérito das fake news Weintraub já se encontra nos EUA. Segundo a assessoria do MEC ele teria deixado o país na última sexta feira(19). Mesmo dia em que o senador Fabiano Contarato protocolou no STF um pedido de apreensão do passaporte do então ministro.
-- Talíria Petrone (@taliriapetrone) June 20, 2020
Deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP)
Gente, com todo respeito, as pessoas podem criticar a possível ida de Abraham Weintraub para o Banco Mundial. Podem assinar manifesto contra, ou a favor. Mas dizer que o homem é um fugitivo internacional chega a ser ridículo. Francamente! O que foi que esse homem fez?
-- Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) June 20, 2020
Deputada federal Bia Kicis (PSL-DF)
Graças a Deus pq do jeito que as coisas andam por aqui não temos a menor segurança jurídica. https://t.co/x7WSmQCA3O
-- Bia Kicis (@Biakicis) June 20, 2020