IR 2019: Consulta ao 6º e penúltimo lote de restituições está liberada
A Receita Federal antecipou para hoje (8) a abertura da consulta ao sexto e penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda 2019. O pagamento do lote será feito no dia 18, na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Inicialmente, a consulta estava prevista para ser liberada na segunda-feira (11) —ela costuma ser aberta uma semana antes do pagamento. Contudo, em função do feriado de 15 de novembro, a Receita resolveu antecipar a data.
O crédito bancário para 1.365.366 contribuintes totaliza R$ 2,1 bilhões, segundo a Receita. O lote de restituição do IR contempla também restituições de contribuintes que caíram na malha fina entre 2008 a 2018 e regularizaram a situação.
Como checar se sua restituição foi liberada?
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. Também é possível checar pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para os sistemas Android e iOS.
O valor da restituição do IR é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.
O que fazer se não pagarem?
Caso tenha direito e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Não estou neste lote. Caí na malha fina?
Se sua restituição ainda não foi liberada, não significa necessariamente que você caiu na malha fina. Ainda falta um lote a ser pago neste ano, em dezembro.
Na dúvida, você pode checar a situação da sua declaração junto à Receita (clique aqui e veja como).
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.