São Paulo terá 'maratona' para inovações em acessibilidade
Inspirado no termo "hackathon", o evento estimulará a imaginação e criação de designers, especialistas, bem como profissionais da saúde e empreendedores, para desenvolverem um projeto inovador na área de acessibilidade. A maratona terá como tema "Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida".
A iniciativa tem como objetivo fazer com que os participantes elaborem ou melhorem soluções no formato de web, dispositivos eletrônicos vestíveis - aparelho que pode ser usado como peças do vestuário -, equipamentos para utilização pessoal e até mesmo aplicativos com medidas relacionadas à saúde. A expectativa é de que as funcionalidades permitam uma interação digital com a pessoa com deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla, além de atender às necessidades dos usuários.
Para concretizar as ideias dos competidores, o espaço inclusivo dentro da Reatech disponibilizará recursos como acesso à internet e mentores voluntários, entre profissionais e representantes de entidades públicas, para que possam ser consultados enquanto as equipes desenvolvem suas inovações.
O desafio será dividido em duas partes, sendo a primeira em 14 de junho, e a segunda nos dias 15 e 16, totalizando cerca de 32 horas ininterruptas de evento. A comissão julgadora, composta por cinco profissionais da área, qualificará as propostas de acordo com critérios como fidelidade ao tema, inovação, relevância, usabilidade, dentre outros.
A participação no evento é totalmente gratuita. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online - https://www.sympla.com.br/reackathon__485651 -, até o dia 2 de junho. (ANSA)