Aventureiro completa viagem mais longa em elétrico: 95 mil km e 33 países
Resumo da notícia
- Jornada começou há 3 anos na Holanda
- VW Golf Variant foi convertida para veículo elétrico
- Viagem foi bancada via doações pela internet
- Chegada foi em Sydney, Austrália
Quando Wiebe Wakker desligou seu carro em Sydney, na Austrália, na tarde deste domingo (7), foi o fim de uma viagem de mais de três anos para o aventureiro holandês e Blue Bandit, sua perua Volkswagen Golf Variant convertida em veículo 100% elétrico.
O projeto "Plug Me In", de Wakker, é a mais longa viagem em um carro elétrico já registrada e teve como objetivo educar e inspirar jovens em um futuro sem emissões de carbono, de acordo com o site da campanha.
Wakker partiu da Holanda, sua terra natal, em 15 de março de 2016 e gastou um total de 1.119 dias viajando mais de 95 mil km e visitando 33 países para tentar chamar a atenção para a durabilidade e sustentabilidade dos carros elétricos. A jornada contou com o apoio de estranhos em diferentes países, que ofereciam comida, um lugar para ficar e os meios essenciais para o aventureiro recarregar as baterias do Blue Bandit pelo caminho.
"Eu consegui o apoio de cerca de 1.800 pessoas, que se inscreveram no projeto e forneceram fundos para ziguezaguear por toda a Europa, Oriente Médio, Índia, Sudeste Asiático e, finalmente, hoje cheguei aqui", disse Wakker a apoiadores depois de ultrapassar a linha de chegada.
Pouco depois das 14h (horário local), Wakker e uma carreata de carros elétricos cruzaram a icônica Harbour Bridge, em Sydney, antes de terminar sua longa jornada no Royal Botanical Gardens, na Sydney Opera House.