Quadro pulmonar de Bolsonaro apresenta melhora, diz boletim médico
Boletim médico divulgado na tarde deste sábado (9) informou que o quadro pulmonar do presidente Jair Bolsonaro (PSL) está "em regressão" e que houve melhora dos exames laboratoriais, três dias depois de ele ser diagnosticado com pneumonia.
O presidente está internado na unidade semi-intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde realizou cirurgia para reconstrução intestinal no dia 28 do mês passado. Até o momento, os médicos não divulgaram previsão para alta hospitalar, que inicialmente ocorreria até a última quarta (6).
Segundo os médicos, Bolsonaro está sem febre e teve "boa evolução clínico-cirúrgica". O comunicado apontou ainda que foi iniciada neste sábado uma dieta cremosa, já adiantada pelo próprio presidente em suas redes sociais. Além disso, ele segue tomando antibióticos e se alimentando por nutrição parenteral, por via endovenosa.
"Devido à evolução da movimentação intestinal e boa aceitação da dieta líquida, hoje foi iniciada uma dieta cremosa, com ótima aceitação", diz o texto, assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, pelo clínico e cardiologista Leandro Echenique e pelo diretor superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo.
A assessoria da Presidência da República informou que, ao longo do dia, ele comeu um creme de pera e um creme de carne com legumes, ambos batidos no liquidificador, além de um picolé de limão. Bolsonaro também telefonou para três ministros: da Economia, Paulo Guedes; da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; e da Cidadania, Osmar Terra. O conteúdo das conversas não foi divulgado.
Estão sendo mantidas ainda medidas de prevenção de trombose venosa, como exercícios respiratórios e o aumento dos períodos de caminhada fora do quarto.
De acordo com o boletim, as visitas permanecem restritas por ordem médica. Nesta sexta (8), Bolsonaro teve a primeira reunião presencial com um ministro --Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura-- desde a cirurgia.
No início da noite deste sábado, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicou uma foto de uma visita ao presidente no hospital e disse estar alegre em vê-lo "firme e bem disposto". Bolsonaro respondeu minutos depois pelo Twitter: "um forte abraço e bom trabalho, Ministro".