SUVs compactos: quais têm os maiores e os menores tanques da categoria
Queridinhos do mercado, os SUVs estão na moda e crescendo. Mas vale lembrar que em tempos de combustível caro e com constantes reajustes, é bom saber em qual deles cabe mais no tanque e também os dados de consumo divulgado segundo os testes e medições do Inmetro.
Separamos os dez SUVs compactos mais vendidos do ano para listar qual a capacidade de armazenamento de combustível deles. Como falamos recentemente, carros com tanques maiores e andando com a capacidade máxima em trânsito urbano, por exemplo, tendem a aumentar o consumo, uma vez que mais combustível representa também mais peso para o carro tirar da imobilidade e colocar em movimento a cada anda e para.
Confira a capacidade dos 10 mais vendidos
-
Jeep Renegade
Se espaço interno e porta-malas não são fortes do Renegade, tanque de combustível é sim. Ele tem o maior da categoria, com 60 litros. Usando como base a versão flexível, que vende mais, ele tem os seguintes dados de consumo: 6,9 km/l e 8,6 km/l com etanol na cidade e estrada e 10,0 km/l e 12,0 km/l e com gasolina, respectivamente,
-
VW T-Cross
O T-Cross ocupa o meio da tabela com seus 52 litros. Para base dos dados de consumo, usamos a versão 200 TSI com câmbio automático e motor 1.0 turbo de até 128 cv. Com etanol, ele faz 7,6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Com gasolina os números são de 11 km/l e 13,5 km/l, respectivamente.
-
Chevrolet Tracker
O segundo menor tanque pertence ao Tracker. O modelo tem capacidade de 44 litros. Usando como base a versão 1.0 Premier, segundo o Inmetro, ele faz 8,1 km/l e 9,4 km/l com etanol na cidade e na estrada. Com gasolina os números saltam para 11,7 km/l e 13,5 km/l.
-
Hyundai Creta
O SUV compacto da Hyundai tem um tanque de 55 litros. Usando como base a versão 1.6 com câmbio automático, que vende mais do que o 2.0. Os dados de consumo são de 7,1 km/l e 8,2 km/l com etanol na cidade e estrada, respectivamente. Com gasolina, os dados ficam em 10,1 km/l e 11,3 km/l.
-
VW Nivus
Com os mesmos 52 litros do "irmão" T-Cross, o consumo do SUV cupê da VW tem um consumo ligeiramente diferente. Com o mesmo motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, faz 7,7 km/l e 9,4 km/l com etanol na cidade e estrada. Com gasolina, os dados são de 10,7 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.
-
Honda HR-V
Com seu tanque de 51 litros, o HR-V tem versões só com câmbio automático, associado ao motor 1.8 aspirado e flexível ou ao 1.5 turbo a gasolina. Como base, usaremos a versão EXL com motor 1.8 que faz 7,7 km/l e 8,6 km/l com etanol, na cidade e estrada, respectivamente. Com gasolina os números ficam em 11 km/l e 12,3 km/l.
-
Nissan Kicks
O Kicks tem o menor tanque da categoria. Derivado da plataforma do March, manteve o tamanho do tanque do hatch com 41 litros. Segundo o Inmetro, com etanol, o Kicks faz 7,6 km/l e 9,3 km/l na cidade e estrada e 11,3 km/l e 13,6 km/l na gasolina.
-
Renault Duster
Pós-reestilização, o Duster voltou ao mercado apenas com a versão 1.6 flexível e câmbio manual ou automático CVT, que é o que usamos os dados nessa lista. Com seu tanque de 50 litros, ele faz 7,1 km/l e 7,9 km/l na cidade e estrada com etanol; com o combustível de origem fóssil, os dados são de 10,3 km/l e 10,8 km/l.
-
Caoa Chery Tiggo 5x
Com o moderno motor 1.5 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem o Tiggo 5x tem bons 57 litros de capacidade. Com esse conjunto, ele faz na cidade e na estrada 6,7 km/l e 8,0 km/l com etanol. Usando gasolina, os números passam para 9,8 km/l e 11,7 km/l.
-
Renault Captur
Com mais estilo que o "irmão" Duster, o Captur tem a mesma mecânica. Isso significa, inclusive, o mesmo tanque de 50 litros. Assim, os dados de consumo do Inmetro são os seguintes: com etanol ele faz 7,6 km/l e 8 km/l na cidade e estrada. Com gasolina o consumo melhora para 10,9 km/l e 11,3 km/l, respectivamente.