Sassá Mutema, Reginaldo, Felix: relembre políticos famosos das novelas
em São Paulo
27/08/2018 16h35
Você é daqueles que se liga em personagens emblemáticos das novelas? O BOL selecionou alguns políticos que fizeram sucesso na teledramaturgia brasileira. Relembre.
Leia também:
70 ideias, truques e gambiarras para ajudar no dia-a-dia de sua casa
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Félix
Em "Porto dos Milagres" (2001), Antonio Fagundes era o corrupto Félix, prefeito da cidade fictícia que deu nome à novela. Após o assassinato do irmão gêmeo, Félix fica com sua fortuna e ingressa na política do município.
-
Imagem: Reprodução/Cedoc/TV Globo Imagem: Reprodução/Cedoc/TV Globo Demóstenes Maçaranduba de Pinho
O corrupto Demóstenes (José Wilker), à esquerda na foto, era o prefeito de Tubiacanga em "Fera Ferida" (1993). Na imagem, ele aparece ao lado dos personagens Praxedes de Menezes (Juca de Oliveira) e Major Bentes (Lima Duarte).
-
Imagem: Gianne Carvalho/TV Globo Imagem: Gianne Carvalho/TV Globo Reginaldo
O político mau-caráter foi interpretado por Eduardo Moscovis, que aparece no centro da imagem ao lado dos personagens Bruno (Thadeu Matos) e Bianca (Marcela Barrozo), em "Senhora do Destino" (2004). Reginaldo usava o prestígio da mãe, Maria do Carmo (Susana Vieira), para conseguir eleitores e queria enganar a todo mundo.
-
Imagem: Reprodução/Canal Viva Imagem: Reprodução/Canal Viva Ascânio
Em "Tieta" (1989), Reginaldo Faria era Ascânio, secretário do prefeito de Santana do Agreste. Idealista e honesto, o personagem lutava pelo desenvolvimento da cidade.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Ypiranga Pitinguary
Paulo Betty interpretou o prefeito de Greenville, em "A Indomada" (1997). Metido a galã, Ypiranga fazia questão de ser polêmico e tinha fama de maluco. Na verdade, cumpria as ordens do sogro Pitágoras (Ary Fontoura). Na imagem, o ator contracena com Betty Faria, que interpretou a juíza Mirandinha.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Florindo Abelha
Prefeito da fictícia Asa Branca, Florindo Abelha (Ary Fontoura) era uma marionete nas mãos de Sinhozinho Malta (Lima Duarte), quem de fato mandava na cidade onde se desenrolava a história da novela "Roque Santeiro" (1985). Era casado com dona Pombinha (Eloísa Mafalda).
-
Imagem: Divulgação/TV Globo Imagem: Divulgação/TV Globo Senador Roberto Caxias
Em "O Rei do Gado" (1996), Carlos Vereza interpretou o senador Roberto Caxias. Político exemplar, idealista, honesto e realmente preocupado com as questões ligadas à terra. Era geralmente visto com desdém por seus colegas políticos, mas muito respeitado pela população.
-
Imagem: Cedoc/TV Globo Imagem: Cedoc/TV Globo Odorico Paraguaçu
Talvez o mais famoso dos políticos das telenovelas brasileiras, Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), personagem principal de "O Bem Amado" (1973), sonhava em inaugurar o cemitério de Sucupira, cidade onde era prefeito. Como ninguém morria, Odorico manda chamar Zeca Diabo (Lima Duarte), um matador incumbido de providenciar um defunto para a inauguração do cemitério.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Sassá Mutema
Em "O Salvador da Pátria" (1989), Lima Duarte deu vida ao ingênuo Sassá Mutena. Facilmente manipulado pelo deputado federal Severo Toledo (Francisco Cuoco), Sassá encontra apoio na professora Clotilde (Maitê Proença). Ao longo da novela, o personagem desenvolve autonomia e rebela-se contra aqueles que queriam manipula-lo.