Por que Hitler se suicidou? Professor explica o Nazismo e a Segunda Guerra
do BOL, em São Paulo
30/04/2018 09h34
Em 30 de abril de 1945, Adolf Hitler sucumbiu ao exército vermelho: após ver o cerco dos soviéticos se fechar em Berlim, o líder nazista se suicidou, mas a Segunda Guerra ainda duraria mais alguns meses.
Em 2019, a morte de Hitler completou 74 anos e, para ajudar a compreender esse período cruel da história mundial, o BOL convidou o professor Daily Oliveira, do Colégio Objetivo de São Paulo, para explicar, em poucos minutos, algumas questões essenciais sobre o suicídio de Hitler, o Nazismo e a Segunda Guerra.
Leia também:
- Brasileiro aplica golpe de R$ 200 milhões pelo mundo
- Ele disse que o vestido mostrava demais, então ela terminou o namoro
-
Por que Hitler se suicidou?
O professor de história Daily Oliveira, do Colégio Objetivo de São Paulo, explica o que fez o líder nazista Adolf Hitler se matar e como ele cometeu suicídio.
-
Partido de Hitler defendia o socialismo?
O professor Daily Oliveira conta que o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães defendia um lado social, mas diferente do socialismo de Marx. No caso de Hitler, não havia qualquer intenção de eliminar a propriedade privada e os próprios empresários defendiam Hitler porque ele poderia ir contra o socialismo tradicional. O professor cita, inclusive, uma questão do vestibular a respeito do assunto.
-
Nazismo: o regime totalitário de direita
O professor Daily Oliveira explica um pouco mais sobre o Nazismo, um regime totalitário de direita, e esclarece que a ditadura não é um fenômeno apenas da ideologia de direita, mas também de esquerda, como o stalinismo.
-
Na Segunda Guerra, quem lutava contra quem?
Entenda quais eram as intenções dos países participantes do eixo e, do outro lado, quem eram os integrantes dos Aliados e seus objetivos. O professor explica que o eixo era o "Roberto", uma brincadeira com as iniciais das capitais dos três países que formavam o grupo: Roma (Itália), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão). Já os Aliados representavam a união dos países contra a Alemanha ou contra o eixo.
-
Como terminou a Segunda Guerra Mundial?
A morte de Adolf Hitler não foi, necessariamente, o evento que culminou com o final da Segunda Guerra Mundial. Porém a rendição alemã foi essencial para o fim dos combates.
-
Como a Alemanha foi dividida após o fim da Segunda Guerra?
Entenda como a Alemanha ficou dividida após a morte de Adolf Hitler e o fim da Segunda Guerra. Apesar de a União Soviética ter tomado o controle sobre a maior parte do território alemão, Estados Unidos, Inglaterra e França também tiveram controle sobre parte do país.