Leonardo completa 55 anos: relembre a trajetória e polêmicas do cantor
O cantor Emival Eterno Costa, mais conhecido como Leonardo, completa 55 anos nesta quarta-feira (25). Nascido no ano de 1963, em Goianápolis (GO), começou a carreira na música sertaneja ao lado do irmão Luís José da Costa, o Leandro.
Veja também:
- Como se formalizar no mercado de trabalho; seis passos para legitimar o MEI
- Condenado a 65 anos de prisão, integrante do PCC é morto a tiros de fuzil em SP
O sucesso da dupla veio com o hit "Tapas e Beijos", do terceiro disco, de 1989, mas eles estouraram mesmo nas rádios com "Pense em Mim", do álbum "Leandro & Leonardo - Volume 4", de 1990. Juntos, os irmãos produziram 12 discos.
Leonardo perdeu o irmão no dia 23 de junho de 1998, vítima de um câncer no pulmão aos 36 anos. O cantor então decidiu seguir carreira solo e lançou outros 17 álbuns após a morte de Leandro. Confira a trajetória de um dos principais nomes do sertanejo nacional.
-
Plantação de tomate
Nascidos em Goianápolis (GO), a capital brasileira do tomate, Leandro e Leonardo trabalharam por muitos anos em uma plantação do alimento antes de estourar na carreira artística, no início da década de 90. No início de 2017, o cantor reencontrou amigos da época de “roça” e compartilhou o momento em seu perfil no Instagram: “Reencontrar os amigos não tem preço!”, escreveu na legenda.
-
O nome artístico
Emival (Leonardo) e Luis José (Leandro) adotaram os nomes artísticos quando um funcionário da farmácia em que Leonardo trabalhava teve filhos gêmeos, e os batizou de Leandro e Leonardo. Na época, a dupla conciliava os ensaios como músicos com trabalhos convencionais para sobreviver - Leandro trabalhava no mercado central de Goiânia (GO). O primeiro álbum oficial da dupla Leandro & Leonardo foi "Explosão de Desejos", de 1986, mas não fez grande sucesso.
-
O sucesso da dupla
Em 1989, a dupla Leandro & Leonardo lançou o disco "Leandro & Leonardo - Volume 3", e com ele chegou o hit "Entre Tapas e Beijos", o primeiro grande sucesso da dupla sertaneja. No quarto volume "Leandro & Leonardo", lançado em 1990, a canção "Pense em Mim" bateu todos os recordes de execução nas rádios, alçando a dupla ao estrelato.
-
A morte do irmão
O cantor Leandro descobriu um câncer no pulmão em abril de 1998. O sertanejo faleceu em junho daquele ano. O velório foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo e depois no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO), onde uma multidão seguiu o cortejo com o corpo de Leandro em um carro de bombeiros. Cerca de 300 mil pessoas acompanharam a cerimônia.
-
Pai de seis filhos
O cantor Leonardo é pai de seis filhos. Pedro Leonardo (primeiro da direita) é o mais velho, fruto do casamento com Maria Aparecida Dantas. De breves relacionamentos, o cantor teve Isabella (quinta à direita) e Jéssica (terceira à direita). Com Poliana Rocha (ao lado de Leonardo), teve José Felipe (primeiro da esquerda) e Matheus (quarto à direita). O caçula é João Guilherme (não está na foto), filho do sertanejo com Naira Ávilla.
-
Tragédia com o primogênito
Em abril de 2012, Pedro Leonardo, filho mais velho do cantor Leonardo, sofreu um acidente de carro quando voltava de um show em Uberlândia (MG). O jovem ficou internado em estado grave em um hospital de Goiânia e depois foi transferido para um hospital em São Paulo. Pedro passou 81 dias internado, sendo 30 deles em coma.
-
Caçula celebridade
O filho caçula de Leonardo, João Guilherme, é uma sensação nas redes sociais. Aos 16 anos, o ator tem mais de 8 milhões de seguidores no Instagram. João teve um relacionamento com a atriz Larissa Manoela e atualmente contracena com ela na novela “As Aventuras de Poliana”, exibida no SBT.
-
Polêmica sobre a filha
Em 2015, o sertanejo Leonardo falou ao TV Fama, da RedeTV!, sobre a gravidez da filha, Jéssica Costa, que esperava um bebê do ator Sandro Pedroso, ex-namorado da atriz global Susana Vieira. Em sua declaração, o cantor disse que não estava satisfeito e insinuou que Pedroso teria que fazer exame de DNA. Sem citar o nome do affair da filha, ele também desabafou: "Não posso falar que é filho desse sujeito que você falou aí, que eu não conheço, nem sei quem é, nem quero saber também", alegou. Depois da polêmica, Leonardo aceitou a gravidez e hoje já se relaciona com o neto.
-
Emagreceu, mas não largou a bebida
Não é segredo de ninguém que Leonardo adora cerveja, tanto que homenageou a bebida em uma música. Segundo matéria do UOL, ele também gosta de “tomar umas” durante os shows. Na última quinta-feira, o sertanejo apareceu mais enxuto no leilão do Instituto Neymar Jr. e explicou o motivo: "Emagreci, parei de beber. Mentira! Não parei não, estou fazendo muito exercício".
-
Veja o álbum trajetória do cantor: