15 falas de ministros do Supremo para lembrar e compartilhar
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de rejeitar o pedido de habeas corpus preventivo de Lula teve um placar apertado, de 6 votos a 5, nesta quarta-feira (4).
Relembre a seguir como votou cada ministro e as principais frases de cada um, por ordem de votação, no julgamento que determinou que Lula pode ser preso depois de esgotados os recursos na segunda instância.
Leia também:
-
Edson Fachin - Voto contra Lula
Não é possível respeitar quem não se respeita"
-
Gilmar Mendes - Voto a favor de Lula
Se as questões forem decididas na questão do par ou ímpar, é melhor nos demitirmos e irmos para casa. Não sei o que é apreender o sentimento social. Não sei. É o sentimento da mídia?"
Na Lava Jato a prisão em segunda instância é uma balela, porque na maioria dos casos ela começa em primeiro grau como prisão provisória"
-
Alexandre de Moraes - Voto contra Lula
A jabuticaba seria o inverso: só começar a execução após trânsito em julgado, depois de todas as possibilidades recursais"
Talvez pelo nobre advogado [da defesa de Lula] ter ficado conversando durante o voto, ele não tenha ouvido as duas colocações"
-
Luís Roberto Barroso - Voto contra Lula
Esse não é o país que eu gostaria de deixar para meus filhos: um país de estupradores, corruptos"
Um sistema judicial que não funciona faz as pessoas pensarem que o crime compensa"
-
Rosa Weber - Voto contra Lula
Meu voto é tão claro. Quem me acompanha nesses 42 anos de magistratura não poderia ter a menor dúvida com relação ao meu voto"
-
Luiz Fux - Voto contra Lula
Um homem é inocente até que a acusação comprove a sua culpa. Comprovada a sua culpa, evidentemente que essa presunção cai"
-
Dias Toffoli - Voto a favor de Lula
Não há uma decisão certa e uma errada"
-
Ricardo Lewandowski - Voto a favor de Lula
A prisão é sempre uma exceção. E a liberdade é a regra"
-
Marco Aurélio Mello - Voto a favor de Lula
Meu dever maior não é atender à maioria, à maioria indignada. O meu dever maior, porque somente assim se avança culturalmente, é tornar a lei das leis, a Constituição, que precisa, se é que queremos melhores dias no Brasil, ser amada um pouco mais por todos os brasileiros"
-
Celso de Mello - Voto a favor de Lula
Sem trânsito em julgado não há culpa! Sem trânsito em julgado não há culpa!"
É preciso ressaltar que a experiência concreta que se submeteu o Brasil no regime de exceção constitui para esta e próximas gerações uma grande advertência que não pode ser ignorada"
-
Cármen Lúcia - Voto contra Lula
Não há ruptura ou afronta ao princípio da não-culpabilidade penal"