De Renegade a Gol: quem cai no ranking sem vendas para locadoras
Negócio lucrativo para montadoras e locadoras de veículos, as vendas diretas criam uma distorção nos números do ranking de vendas apresentados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) ano após ano. As vendas diretas são aquelas realizadas pela própria fábrica.
Dentro dessa modalidade, além da venda dos carros para locadoras, que depois são revendidos seminovos a uma boa margem de lucro, as vendas diretas também atendem frotistas, como empresas, taxistas, produtores rurais e o público PCD (Pessoa com Deficiência).
Muitos carros que são líderes de vendas ou estão sempre na ponta da tabela, não teriam o mesmo bom desempenho sem que as vendas diretas fossem contabilizadas e separamos os principais "perdedores" quando as vendas diretas não estão contabilizadas para suas posições no ranking.
A conta é simples: o emplacamento total dos dois meses, menos as vendas diretas daquele modelo, mostram onde ele estaria na tabela sem contabilizar outras possíveis mudanças que também serão mostradas. A lista acaba por ser formada, basicamente por VW e Fiat, marcas que disputam a liderança do mercado.
Veja quem despencaria no ranking:
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Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL VW Saveiro
Um "tombo e tanto" seria da picape compacta Saveiro. A rival defasada da Strada no acumulado do ano tem cerca de 91% das suas vendas destinadas a vendas diretas. Isso significa que dos 5.019 emplacamentos, 4.597 foram na modalidade. Se tivesse emplacado 422 unidades só, a Saveiro estaria de fora da lista dos 50 mais vendidos. Leia mais
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Fiat Uno
Podendo sair de linha no final do ano, o outro veterano da lista vive de "colocar escada no teto". Das 4.022 unidades vendidas do longevo Uno, 3.085 são emplacamentos de vendas diretas, sobrando apenas 937 carros vendidos para consumidores comuns. Com esse número ele iria de 21º para 46º, atrás do Citroën C4 Cactus. Leia mais
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Fiat Strada
A picape queridinha do mercado e que chegou a liderar um mês de emplacamentos totais em 2020 é outra que vive de vendas diretas. Nesse caso faz mais sentido porque ela é utilizada como um veículo de trabalho por pequenos comerciantes e produtores rurais. Das 18.602 Strada vendidas até fevereiro, 14.718 são vendas diretas. Com isso, ela cairia da segunda colocação, para a 22ª, atrás do Fiat Uno, com 3.884 exemplares. Leia mais
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Jeep Renegade
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o Jeep Renegade é o líder entre os SUVs compactos com 12.925 unidades emplacadas. No ano, isso dá ao SUV compacto a quinta colocação entre veículos e comerciais leves mais emplacados. Agora, sem as 9.292 unidades de vendas diretas, ele ficaria em 27º, atrás do Toyota Yaris. Cerca de 71% das vendas do compacto SUV, atualmente, são para essa modalidade. Leia mais
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação VW Gol
Com bons 12.124 exemplares emplacados até fevereiro, o veterano Gol ainda mostraria determinado fôlego no mercado. Sem as vendas diretas de 8.085 unidades, seriam emplacados 4.039 veículos. Isso daria ao hatch, a 21ª posição atrás do VW Virtus ao invés da atual 6ª colocação. Leia mais
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação O intocável: Chevrolet Onix
Se há modelos do topo da tabela que sofreriam sem suas vendas diretas e amargariam o fundo da tabela, a Chevrolet ri à toa com o Onix. O modelo em sua segunda geração, mesmo que tirássemos as vendas diretas de 3.275 unidades, continuaria líder geral com 17.552 unidades. Leia mais
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação O intocável II: Hyundai HB20
Outro modelo que dorme com a consciência tranquila sem suas vendas diretas é o HB20. O hatch da Hyundai, produzido em Piracicaba (SP) e terceiro colocado no acumulado do ano até aqui com um total de 15.653 emplacamentos não iria sentir nem cócegas com a perda das 887 unidades comercializadas em vendas diretas. Ele manteria sua posição sem esforço. Leia mais