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De Compass a SUV da Fiat: 7 carros que terão novo motor turbo da Stellantis

Em São Paulo (SP)

11/03/2021 04h00

A Stellantis (ex-FCA e ex-PSA) confirmou ontem o início da produção dos inéditos motores turbo e flexíveis da companhia. Baseados nos 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros da família Firefly, além da turbina, eles trazem uma série de novidades. A principal dela é o cabeçote com comando duplo e variável de válvulas.

Agora, os motores que nas versões aspiradas tem 6 válvulas e 8 válvulas, respectivamente, passaram a ter 12v e 16v. Além disso, usam a última geração do sistema MultiAir, que faz a abertura eletrônica, individual e variável de cada uma das válvulas, permitindo assim que o motor entregue o melhor rendimento possível em qualquer situação.

O 1.3 teve os dados com gasolina divulgada: 180 cv e 27,5 mkgf. É o mesmo número que ele entrega na Europa, onde também há uma versão calibrada para 150 cv. A potência do 1.0 turbo será divulgada junto com o lançamento do SUV compacto da Fiat, mas na Europa, com gasolina, ele rende 120 cv.

Veja quais carros terão os novos motores turbo

  • Imagem: Adriano Rodrigo/Acervo Pessoal
    Imagem: Adriano Rodrigo/Acervo Pessoal

    Fiat Toro

    A picape intermediária Toro terá sua primeira reestilização após cinco anos de mercado visual ainda neste semestre. O modelo vai ganhar algumas melhorias no visual e em termos de acabamento e equipamentos, como a central multimídia vertical. Além disso ela vai aposentar o 1.8 EtorQ na maior parte das versões para adotar o novo quatro cilindros, 1.3 turbo. Esse motor manterá o câmbio automático de seis marchas. Ela continuará a ser o "SUV médio" da Fiat até 2022 quando vem um segundo SUV.

  • Imagem: Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Jeep Compass

    Outra novidade que chega ainda este ano às ruas do Brasil é o novo Jeep Compass. O modelo também está celebrando seus cinco anos de mercado brasileiro este ano e terá a primeira atualização. Além de mudanças na dianteira e traseira, terá uma nova central multimídia e volante. Nesse caso, quem dá adeus é o 2.0 flexível e aspirado de até 166 cv para a adoção do 1.3 turbo.

  • Imagem: Cloud of Vape/Acervo Pessoal
    Imagem: Cloud of Vape/Acervo Pessoal

    SUV compacto da Fiat

    Enquanto a estreia dos motores turbo flexíveis da FCA começa com o 1.3, o inédito SUV da Fiat, baseado no Argo, terá a primazia de estrear o 1.0 turbo. Baseado no três cilindros de até 77 cv usado em versões de entrada de Argo, por exemplo, a versão turbo terá cerca de 130 cv com etanol. Com gasolina ela rende 120 cv.

  • Imagem: Jeep
    Imagem: Jeep

    SUV de sete lugares da Jeep

    Para o segundo semestre, o novo SUV de sete lugares da Jeep, também fará sua estreia do motor 1.3 turbo. O modelo ainda não tem nome definido, mas segundo a Jeep, é certo que não será Grand Compass, como chegou a ser especulado. Produzido em Goiana (PE) vai usar a base de Renegade, Toro e Compass, mas com mais tecnologia que todos eles, entre elas, frenagem autônoma de emergência.

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Jeep Renegade

    Já um "veterano", o Renegade já tem seis anos de mercado e já teve sua primeira reestilização, em 2019. Agora ele vai focar na adoção do novo motor que vai dar uma sobrevida ao modelo até a segunda geração e também nas vendas para o público final, já que tem vivido mais de vendas diretas. Terá pequenas novidades, mas a principal é o 1.3 Turbo que vai deixá-lo com um caráter até esportivo, como ocorre com o T-Cross 1.4 de 150 cv.

  • Imagem: Fiat
    Imagem: Fiat

    Fiat Argo

    Enquanto o Jeep Renegade e a picape Toro sofrem com o motor 1.8 E.torQ de até 139 cv nas versões de entrada, o Fiat Argo pena com o mesmo motor nas versões de topo, HGT, e aventureira, Trekking. Para o lugar do 1.8 está reservado o mesmo 1.0 turbo do SUV compacto da Fiat. Com cerca de 120 cv vai colocá-lo para brigar com o Onix e Polo de topo.

  • Fiat Cronos

    Diferentemente do "irmão" Argo que tem também o motor 1.0 na linha, o Cronos tem só os 1.3 e 1.8. O último também será substituído pelo 1.0 turbo, mais eficiente, melhor na entrada de torque e que deve colocar os compactos em melhor posição de venda. O três cilindros 1.0 entrega cerca de 120 cv com o turbo.

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