Corolla Cross x 'resto de rico': 5 carros de luxo usados com o preço do SUV
Com bom espaço, tecnologia híbrida, a confiabilidade que tem a fama a Toyota e - principalmente - zero quilômetro. Esse é o Corolla Cross, novo SUV da marca japonesa que foi lançado no último mês.
Além desses requisitos, a versão de topo do Corolla Cross, XRX Hybrid, tem um pacote de segurança passiva e ativa que outros carros não oferecem, como frenagem autônoma de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativa. Se você mora em algumas cidades ainda tem a vantagem da ausência de rodízio e até desconto em impostos.
Se tudo isso não for atraente o suficiente para você ou se o ter um SUV da moda não te empolga, separamos algumas opções de "restos de rico": carros de luxo usados que já custaram bem mais e entregam em pacotes diferentes esportividade, diversão e desempenho superiores ao do Toyota feito em Sorocaba (SP), cobrando valores próximos - cerca de R$ 180 mil, segundo a tabela Fipe.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Porsche Cayenne S 2011 - R$ 180.916
Se os dez anos nas costas não for um problema, dá para colocar na garagem um Porsche. O Cayenne S 2011 da segunda geração está no mesmo valor do Corolla Cross.
O modelo tem motor V8 4.8, que entrega 400 cv e 51 mkgf. A tração é integral sob demanda e o câmbio automático de oito marchas. Essa segunda geração já tem uma eletrônica mais confiável que a primeira. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Mercedes-Benz SLK55 AMG 2011 - R$ 191.897
Ele custa um pouco mais do que o Corolla Cross, mas também tem uma dose de diversão que o SUV da Toyota não tem como entregar. O SLK55 AMG é da segunda geração do conversível no último ano produzido antes da mudança.
A versão AMG encaixou um motor V8 5.5 aspirado sob o capô do pequeno conversível com 360 cv e 32 mkgf. O câmbio é o automatizado AMG de sete marchas. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação BMW Série 1 M Coupe 2011 - R$ 188.410
Talvez um dos BMW do início da década passada mais legais. O Série 1 M Coupe foi o mais próximo de um M1 que a marca bávara já construiu. Se os dez anos de idade e um uso que pode ter sido extremo desse pequeno esportivo não te assustarem, é um brinquedo bem divertido.
São 340 cv e 45,9 mkgf no motor seis cilindros em linha de 3 litros, biturbo. A parte ainda mais atraente é o câmbio manual de seis marchas com tração traseira. A dificuldade vai ser encontrar, já que apenas 30 vieram ao País. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação BMW 535i M Sport 2015 - R$ 181.403
Se um SUV não faz a sua cabeça, mas talvez um sedã de caráter mais esportivo sim, o Série 5 na versão 535i M Sport pode ser a sua opção. O sedã executivo tem tração traseira para entregar os 306 cv e 40,8 mkgf do motor seis cilindros em linha, de 3 litros e biturbo.
O câmbio é um automático de oito marchas. Além disso, ele vem com o kit M Sport, que traz itens visuais do M5 para o sedã "convencional". Apesar da idade, ele já tem painel virtual, um bom pacote de itens de série, muito espaço e a dirigibilidade que é costumaz dos BMW e fez a fama da marca. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Audi SQ5 3.0 V6 2015 - R$ 176.323
Quem estiver disposto a buscar um modelo esportivo da casa de Ingolstadt há o SQ5 da primeira geração pelo mesmo preço do Corolla Cross zero km. Ele tem um V6 3.0 com compressor mecânico, que rende 359 cv e 47,9 mkgf.
O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral dividindo o torque quando necessário entre as rodas. Os seis anos de vida pesam, ele tem faróis de xenônio ainda, ao invés de LEDs. Mas já traz suspensão adaptativa e controle de largada.