Unidos pelo batismo: carros diferentes que têm mesmo nome
A Nissan mostrou uma nova picape Frontier nos EUA. O modelo que é bem diferente do produto global vendido no Brasil, é baseado na geração anterior da picape ainda, aquela vendida aqui até 2016. Ela recebeu apenas algumas melhorias, como novos visual e motores. Ou seja, a Frontier deles parece mais nova, mas é mais velha que a nossa.
Mas a picape não é o único exemplo de carros que tem o mesmo nome, mas são completamente diferentes entre o que é vendido em diferentes mercados. Geralmente, o que temos por aqui são versões mais baratas para mercados emergentes ou então de gerações antigas que em outros mercados já mudaram, às vezes, a mais de uma geração.
Confira outros exemplos:
Carros diferentes dos vendidos no Brasil
-
Toyota Yaris
O Toyota Yaris que temos no Brasil é uma versão antiga e que está à venda em mercados emergentes, como é o caso do Brasil e da Tailândia, de onde ele veio para cá. Se você procurar pelo Yaris na Europa vai encontrar um carro totalmente moderno, com mais tecnologia e até uma versão "Cross" com motorização híbrida.
-
Chevrolet Trailblazer
Enquanto no Brasil, a Trailblazer é um SUV derivado de picape, ou seja, um "SUV raiz", nos Estados Unidos e na China, o nome está em um SUV urbano, ao estilo do Tracker, com tração dianteira, mas com dimensões maiores. O uso do nome gerou bastante controvérsia: nos EUA os nomes Trailblazer e Blazer sempre estiveram associados a modelos de grande capacidade off-road.
-
Citroën C3
Enquanto convivemos ainda com a segunda geração do hatch da marca francesa aqui, os europeus já tem a terceira geração em meio de vida. Isso significa que, não só a geração é nova, como também já teve sua primeira reestilização. Para não dizer que não temos nada do C3 europeu, temos o motor 1.2 três cilindros aspirado.
-
Peugeot 2008
Mesmo nome, mesmo conceito: um SUV compacto, mas para por aí. O nosso 2008 ficou para trás e, por enquanto não há intenção de trazer o novo, diz a Peugeot. Enquanto o nome foi mantido, a Europa tem uma versão mais evoluída. O modelo está na segunda geração e contempla, além das versões a combustão, a híbrida e elétrica.
-
Hyundai Tucson
Enquanto a Hyundai lança uma nova geração do Tucson lá fora, aqui temos duas gerações anteriores em produção, sendo o carro que ainda levava o nome ix35 produzido unicamente no Brasil. Os dois SUVs médios competem na categoria do Jeep Compass.