Carros elétricos: quais são os modelos à venda no Brasil
O carro elétrico ainda está muito longe da realidade em países como o Brasil. A falta de infraestrutura de pontos de recarga e os preços proibitivos são dois grandes entraves à popularização deste tipo de veículo.
Mesmo assim, o cenário está mudando de forma rápida. Empresas investem na construção de estações de recarga nas grandes cidades e é possível comprar um carro elétrico por menos de R$ 160 mil. Pode não ser uma pechincha, mas em um país no qual tudo custa caro, até que não parece tanto assim.
Se você estiver pensando em abandonar os combustíveis fósseis, UOL Carros te dá uma mãozinha e mostra todas as opções disponíveis no mercado. Confira!
Carros elétricos à venda no Brasil
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Audi e-tron
Disponível nas carrocerias SUV e Sportback, o e-tron caiu nas graças do público e rapidamente virou o carro elétrico mais vendido do país. É uma façanha e tanto, ainda mais considerando que o veículo não custa menos de R$ 530 mil. O visual futurista não se deve apenas ao design de linhas modernas. O sistema de câmeras com visão em 360 graus e principalmente as câmeras instaladas no lugar dos espelhos retrovisores convencionais (um opcional de caros R$ 13 mil) são itens bastante desejados.
Motorizações: dois motores elétricos (408 cv)
Autonomia: 436 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): de R$ 531.990 a R$ 599.990 (e-tron SUV) / de R$ 551.990 a R$ 629.990 (e-tron Sportback)
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação BMW i3
O i3 fez a marca alemã largar na frente das compatriotas na briga dos carros elétricos. Além de não emitir poluentes, o compacto de estilo futurista abusa dos materiais ecológicos e recicláveis em sua construção. O modelo também é o único vendido no Brasil a oferecer uma versão com autonomia estendida. Se optar por ela, o motorista pode rodar até 440 quilômetros, ou 95 quilômetros a mais do que a versão ?convencional?.
Motorizações: elétrica (170 cv)
Autonomia: 335 km (ciclo WLTP) / 440 km (com extensor de autonomia)
Preços (em SP): R$ 279.950
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Caoa Chery Arrizo 5e
O Arrizo 5e é o primeiro carro elétrico vendido pela Caoa Chery no país. Baseado no Arrizo 5 "convencional", o modelo tem um motor elétrico de 90 kW (ou 122 cv) e torque instantâneo de 28,1 kgfm. A autonomia é um de seus pontos positivos. De acordo com a fabricante, o sedã é capaz de rodar até 322 quilômetros sem precisar parar para recarregar as baterias.
Motorizações: elétrica (122 cv)
Autonomia: 322 km
Preços (em SP): R$ 159.900
-
Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL Chevrolet Bolt
O Bolt é o primeiro modelo da nova era da Chevrolet. Afinal, a empresa já declarou que venderá apenas carros movidos a eletricidade a partir de 2035, assim como as demais marcas da General Motors. O carro também se destaca pela segurança ao vir com 10 airbags e um prático sistema de câmeras, que inclui até uma que substitui o espelho retrovisor interno.
Motorizações: elétrica (203 cv)
Autonomia: 416 km (ciclo EPA)
Preços (em SP): R$ 274 mil
-
Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL JAC iEV20
Baseado no antigo J2, o iEV20 é o carro elétrico mais barato do país. Por R$ 159.900, ele traz um pequeno motor elétrico de 68 cv, mas com torque instantâneo de 21,9 kgfm. Apesar de ser classificado pela marca como um SUV, o iEV20 não esconde sua vocação urbana. As dimensões compactas, aliás, contribuem para dar agilidade em meio ao trânsito.
Motorizações: elétrica (68 cv)
Autonomia: 400 km
Preços (em SP): R$ 159.900
-
Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL JAC iEV40
Se o pequenino iEV20 aproveita a base do J2, o iEV40 é feito sobre um projeto mais moderno. A versão elétrica do T40 preserva as qualidades do modelo a combustão, como o nível de acabamento interno e a boa lista de equipamentos. O motor elétrico entrega 115 cv e torque de 27,5 kgfm. Assim como o ?caçula?, o iEV40 possui um sistema de frenagem regenerativa que faz com que o motor elétrico se transforme em um gerador que recarrega as baterias tão logo o motorista tira o pé do acelerador.
Motorizações: elétrica (115 cv)
Autonomia: 300 km
Preços (em SP): R$ 225.900
-
Imagem: Alessandro Reis/UOL Imagem: Alessandro Reis/UOL JAC iEV60
O iEV60 consta no site da JAC Motors. Entretanto, uma nova versão deve estrear no mercado brasileiro no segundo trimestre deste ano. A maior novidade será a atualização visual. O modelo atual é baseado no antigo T60, que passou por uma reestilização radical.
Motorizações: elétrica (150 cv)
Autonomia: 380 km
Preços (em SP): R$ 259.900
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Jaguar I-Pace
O primeiro carro elétrico da Jaguar é um SUV estiloso equipado com dois motores elétricos - um no eixo dianteiro e outro no traseiro. Assim, a potência combinada é de 400 cv. Fora o design encantador, o I-Pace também seduz pelo luxo típico dos carros da marca britânica. A autonomia também se destaca: segundo a Jaguar, é possível rodar até 470 quilômetros sem recargas.
Motorizações: dois motores elétricos (400 cv)
Autonomia: 470 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 639.950
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Mini Cooper S E
A versão elétrica do charmoso Mini Cooper está disponível em duas versões de acabamento: Exclusive e Top. Ambas entregam 184 cv e 27,53 kgfm de torque instantâneo. Visualmente, o modelo se diferencia do restante da gama do hatch em alguns detalhes, como o desenho das rodas de liga leve de 17 polegadas.
Motorizações: elétrica (184 cv)
Autonomia: 234 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 239.990 (Exclusive) / R$ 264.990 (Top)
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Mercedes-Benz EQC
A Mercedes-Benz demorou para reagir ao pioneirismo da rival BMW. Mas pretende tirar o atraso com uma linha completa de modelos elétricos. O primeiro a chegar foi o EQC, que mais parece uma versão elétrica e futurista do GLC. Assim como o I-Pace, o SUV da Mercedes possui dois motores. Neste caso, porém, ele entrega 408 cv.
Motorizações: dois motores elétricos (408 cv)
Autonomia: 417 km (ciclo WLTP)
Preços (em SP): R$ 629.900
-
Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL Nissan Leaf
O Leaf foi o primeiro carro elétrico vendido em larga escala no mundo. Em sua segunda geração, o modelo ficou mais bonito, tecnológico e com maior autonomia. Agora é possível rodar até 270 quilômetros sem recarregar as baterias. Lançado no Brasil em 2019, o Leaf é trazido para cá em versão única. O modelo incorpora algumas tecnologias de outros modelos da marca, como o sistema de câmeras com visão em 360 graus e o painel digital.
Motorizações: elétrica (149 cv)
Autonomia: 270 km
Preços (em SP): R$ 259.900
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Porsche Taycan
O Taycan colocou a Porsche no mundo dos carros elétricos em grande estilo. Disponível em quatro versões de acabamento (Taycan, 4S, Turbo e Turbo S), o modelo tem potências variando de 408 cv a 761 cv. Apesar de não trazer o ronco dos outros esportivos da marca, o Taycan é um legítimo Porsche no desempenho. Na configuração mais potente (a Turbo S), ele precisa de meros 2,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Motorizações: elétrica (Taycan: 408 cv / 4S: 530 cv / Turbo: 680 cv / Turbo S: 761 cv)
Autonomia: 407 km (4S, Turbo e Turbo S) - 463 km com opcional Performance Battery Plus / 484 km (Taycan)
Preços (em SP): de R$ 589 mil (Taycan) a R$ 1.079.000 (Turbo S)
-
Imagem: Murilo Góes/UOL Imagem: Murilo Góes/UOL Renault Zoe
O Zoe é o único automóvel de passeio elétrico que a Renault vende comercialmente no Brasil. O hatch entrega 92 cv e pode rodar até 300 quilômetros sem parar para recarregar as baterias. Na Europa, ele pertence ao mesmo segmento do Clio, que já está duas gerações à frente do modelo descontinuado por aqui apenas em 2017. Bom lembrar que o novo Zoe, que passou por reestilização e ganhou melhorias em seu projeto, chegará neste ano ao Brasil.
Motorizações: elétrica (92 cv)
Autonomia: 300 km
Preços (em SP): R$ 203.978 / R$ 205.978