17 alimentos que você pode congelar, mas ficam péssimos
do BOL
16/09/2015 16h14
-
Imagem: Reprodução/Chemistry on Your Table Imagem: Reprodução/Chemistry on Your Table Ovo cru na casca
O ovo cru, inteiro, na casca, não pode ser congelado, pois a casca estoura, uma vez que o líquido se expande quando congela. Com isso, seu freezer vai ficar cheirando a ovo podre. Mas você pode congelar a clara ao natural. Basta colocá-la em um saco e etiquetar. Para congelar as gemas, o segredo é batê-las bem, acrescentar ½ colher (chá) de sal ou de açúcar e embalar em saco plástico etiquetado.
-
Imagem: Reprodução/The Oakk Room Imagem: Reprodução/The Oakk Room Alimentos fritos
O mais gostoso dos alimentos fritos é a casquinha crocante, não é? Mas, depois de congelados, a crocância vai desaparecer, e a casquinha vai ficar mole e úmida.
-
Imagem: Reprodução/Brick by Brick Imagem: Reprodução/Brick by Brick Verduras para serem consumidas cruas
Se você gosta de uma saladinha verde, alface, agrião, rúcula, tudo bem fresquinho e natural, não coloque essas verduras em seu freezer. A baixa temperatura vai murchá-las e deixá-las mole, além de perderem o sabor. Melhor manter esses alimentos apenas na geladeira.
-
Imagem: Reprodução/Food Safety Information Council Imagem: Reprodução/Food Safety Information Council Legumes crus
Assim como as verduras para serem consumidas como saladas cruas, não congele o tomate e legumes como pepino, rabanete. Eles murcham, amolecem, alteram a cor e perdem o sabor.
-
Imagem: Reprodução/H3Daily Imagem: Reprodução/H3Daily Algumas frutas não ficam bem no frezer
Frutas com alto teor de água, como a melancia, melão, mamão, não ficam com boa textura e sabor após descongeladas. Algumas frutas delicadas, como a pera, manga e a banana, têm a cor alterada em baixas temperaturas. Por isso, só podem ser congeladas se estiverem cozidas, em forma de calda ou purê.
-
Imagem: Reprodução/Potatoes.com Imagem: Reprodução/Potatoes.com Batatas
As batatas, assim como outros legumes, tem partículas de água em seu interior, que irão se transformar em gelo, quando congeladas. Ao descongelar, esses tubérculos ficarão aguados. Isso vai acontecer tanto com as batatas cruas quanto com as cozidas. Na batata frita pré-pronta esse sabor "aguado" desaparece por elas terem sido pré-cozidas e, quando fritas, enfrentam a alta temperatura do óleo, fazendo com que a água desapareça.
-
Imagem: Reprodução/ngmilk Imagem: Reprodução/ngmilk Leite
O leite, para consumo em forma líquida, não deve ser congelado pois seu congelamento é irregular e cada parte congelará de uma forma, em virtude de ele conter bastante água. Se você pretende usar o leite descongelado na preparação de alimentos, aí não há problema. Mas deixe que ele descongele naturalmente, dentro da geladeira, por 24 horas ou mais, dependendo do tamanho do recipiente.
-
Imagem: Reprodução/Peerfit Blog Imagem: Reprodução/Peerfit Blog Iogurte e creme de leite
Assim como o leite, o iogurte não deve ser congelado, pois os ingredientes que o compõem tendem a se separar e o produto fica com a aparência talhada. O mesmo acontecerá com o creme de leite.
-
Imagem: Reprodução/Daily Motion Imagem: Reprodução/Daily Motion Maionese
Assim como o leite, o iogurte e o creme de leite, com a maionese acontece o mesmo processo, mas desta vez, com a gordura, que se separa dos demais ingredientes e o alimento talha quando descongelado.
-
Imagem: Reprodução/UOL Imagem: Reprodução/UOL Cremes e pudins
Quando as receitas de cremes e pudins tiverem o amido de milho em sua composição, não congele, pois a mistura soltará água depois de descongelado.
-
Imagem: Reprodução/Encyclopedia Britannica Kids Imagem: Reprodução/Encyclopedia Britannica Kids Gelatina
Algumas pessoas levam a gelatina ao freezer para acelerar o processo de endurecimento mas ela não resiste baixa temperatura e vai acabar cristalizando.
-
Imagem: Reprodução/Casa,Coisas e Sabores Imagem: Reprodução/Casa,Coisas e Sabores Fermento fresco
O fermento fresco, utilizado para fazer pão, nunca deve ir ao freezer pois, ao ser descongelado, ele perde parcialmente o poder de fermentação danificando a receita.
-
Imagem: Wikipedia Imagem: Wikipedia Chantili
Assim como o iogurte, o creme de leite, o leite e a maionese, o chantili não deve ser congelado, pois durante o descongelamento, a parte gordurosa se separa da líquida.
-
Imagem: Wikipedia Imagem: Wikipedia Queijo
Não arrisque colocar um queijo no freezer. Se ele for duro, vai ser impossível comê-lo depois de descongelado, pois ficará farinhento. Se ele for do tipo fresco, conterá muita água, que irá cristalizar e alterar seu sabor.
-
Imagem: Reprodução/The Sweet Adventures of Sugarbelle Imagem: Reprodução/The Sweet Adventures of Sugarbelle Glacê
Glacês feitos de claras em neve vão perder a maciez e vão soltar líquido se você colocá-lo no freezer. Isso pode arruinar seu bolo.
-
Imagem: Reprodução/Femme Actuelle Imagem: Reprodução/Femme Actuelle Receitas gratinadas
Não leve ao freezer receitas prontas que foram gratinadas ou empanadas. Assim como o frango frito, vão perder a crocância, vão ficar molengas e encharcadas. Se quiser congelar o prato quase pronto, deixe apenas a finalização do gratinado para fazer na hora de servir.
-
Imagem: Reprodução/Sabe the Student Imagem: Reprodução/Sabe the Student Molhos e condimentos
Molhos como catchup, mostarda e outras especiarias têm um período de vida útil muito longo, então você não deve precisar congelá-los. Mas, se decidir fazer isso, saiba que os ingredientes vão se separar e vai ficar tudo aguado.