15 lendas bizarras da Transilvânia
O nome Transilvânia, que significa "além da floresta", remete nossa lembrança à famosa lenda do Conde Drácula, que deixou a região romena famosa no mundo todo.
Mas não é apenas da história do vampiro que vive a região. Há, por lá, outras lendas que vão surpreender você.
-
O encantador de ratos
Mais conhecido em todo o mundo, este mito é aquele que conta a história de uma cidade que é invadida por ratos, mas consegue pagar um encantador para se livrar deles. O problema é que um roedor permanece no local e os moradores não querem cumprir com o combinado. O flautista, então, decide tocar uma música diferente, que faz com que as crianças do vilarejo o sigam. O final da história varia de país para outro, indo de jogar todos os pequenos de um penhasco a afogá-los coletivamente. Trágico, não? Também há uma versão alemã deste conto.
-
Os lagos dos sacrifícios
É uma crença sobretudo dos mais velhos, de que os lagos montanhosos da Romênia requerem sacrifícios humanos de tempos em tempos, indo de afogamentos a enchentes. É como se água tivesse vida e vontade própria.
-
A Noiva de Gârbova
Também conhecido como a Julieta da Transilvânia, é mais uma história de amor com final trágico. Gârbova é uma pequena colônia romena da Transilvânia, com menos de três mil habitantes, e vê a história ser contada de geração a outra. A narrativa fala de uma moça, filha de um rico e poderoso homem, que se apaixonou por um pobre rapaz. O garoto saiu da aldeia e a menina foi obrigada a casar-se com outro, de quem não gostava. Ao entrar na Igreja, enfraqueceu e morreu, transformando o buquê em uma cruz.
-
A queda do menino da Igreja de Brasov
A Igreja Negra de Brasov é uma construção Gótica da Romênia. Ao lado de fora, existe a estátua de um menino na iminência de cair de um lugar alto. Especula-se que o detalhe veio de alguma tragédia, como o menino ter sido empurrado por um homem e ter ganhado a estátua como forma de não ser esquecido.
-
A fonte de Peter Bodor
Targu Mures, uma das principais cidades da região da Transilvânia, tem como uma das lendas a misteriosa fonte musical, que teria sido destruída após uma tempestade. A história contada é a de que a fonte produzia uma música a partir dos movimentos da água. Após a prisão de Peter Bodor, criador do objeto, os sons nunca mais foram ouvidos. Boatos dizem que Peter teria pedido para ver a fonte uma última vez antes de ser preso e que teria tirado as melodias propositalmente.
-
Hunyad, o castelo
Construído possivelmente no século XIV, o castelo traz a história de três prisioneiros que receberam a promessa de um homem: se cavassem os pedras até encontrarem água, estariam livres. Depois de 28 anos, conseguiram. Mas o homem que havia feito a proposta morreu, e a esposa não ligou e mandou que fossem decaptados. Antes de morrer, o trio escreveu "Você agora tem água, mas não tem coração". A mensagem pode ser vista até hoje, junto com os nomes dos assassinados.
-
Ponte das Mentiras
Esta lenda diz que, se você contar uma mentira sobre ela, começará a ouvir ruídos e que pode até desabar. Fica em Sibiu, cidade da Romênia.
-
O fantasma que detesta russos
A mansão Teleki é uma construção da cidade de Ocna Mures. A história assustadora está relacionada à Segunda Guerra Mundial: durante o conflito, moradores falavam de um fantasma que estaria morando no local. Os soldados do Exército Vermelho não acreditavam e invadiram a casa, bebendo bastante do vinho que estava nos porões. Começaram a atirar nos barris e acabaram todos afogados.
-
O túnel secreto
Um lorde de Abrud, região da Romênia, tinha uma bela filha. Os inimigos queriam tomar o território e enviaram um oficial para encantá-la, que acabou revelando a existência de uma passagem secreta. O lorde teve que escapar e amaldiçoou a menina.
-
O cadeado casamenteiro
Também de Sibiu, esta lenda fala sobre casamentos e divórcios. Conta-se que, antigamente, quem queria se separar era preso em uma torre no vilarejo por duas semanas para tentar mudar de ideia, reaprendendo a amar a partir da convivência. O problema é que, certa vez em Cisnadioara (foto), cidade próxima, um casal nunca mais foi libertado porque não quis se manter casado.
-
A existência dos strigoi
Outra lenda romena, esta fala sobre a existência de criaturas sobrenaturais que teriam tido uma vida turbulenta e que, agora, são almas fugidas do próprio túmulo: os strigoi. São uma espécie de vampiro, que sugam energias vitais das pessoas para poderem se alimentar.
-
Mar?olea, o demônio da terça-feira
Lenda romena sobre uma criatura demoníaca, a Mar?olea pode mudar de forma e assumir a que quiser. Este mito fala sobre a terça-feira ser um dia sagrado: proíbe que as mulheres fiem lã, façam pão, semeiem algo ou fervam. Caso contrário, têm que enfrentar a morte, a mutilação, a traição dos maridos, etc.
-
A assombrada floresta de Hoia-Baciu
Os moradores da Romênia acreditam que esta floresta densa e fechada é assombrada, tendo sido palco para diversos acontecimentos do além, de aparições fantasmagóricas a aliens. De todo modo, é melhor ficar longe... Os visitantes afirmam sentir náuseas ao ir ao local e alguns deles chegam a sair com erupções na pele.
-
O lobisomem romeno
Com registros sobretudo na Grécia, esta lenda também tem a versão romena. Contam os antigos que, há muito tempo, os antigos povos romenos transformavam os guerreiros em lobos, através de magia, para torná-los ainda melhores. Alguns acreditam que há descendentes até os dias atuais...
-
O hotel fechado mal-assombrado
Um hotel chamado Decebal, de 150 anos, virou vítima de especulações na internet, após um homem adentrá-lo em 2008 após cinco anos fechado para reforma e dar de cara com o que seria o fantasma. Muitos céticos não acreditam, mas há quem afirme já ter visto a figura. E você, acredita?