Pato diz que fez 'estudo muito profundo' para pênalti com cavadinha em Dida
A passagem de Alexandre Pato pelo Corinthians ficou marcada por um polêmico pênalti perdido contra o Grêmio, na Copa do Brasil de 2013. O atacante arriscou uma cavadinha contra Dida, perdeu, e o Alvinegro acabou eliminado da competição.
O que aconteceu
Grêmio e Corinthians empataram sem gols no tempo normal e a decisão foi para os pênaltis. O jogo disputado na Arena do Grêmio valia vaga nas semifinais do torneio de mata-mata.
Coube a Pato bater o último e decisivo pênalti. Ele tentou a cavadinha e Dida, parado, pegou a cobrança e pôs o Grêmio na semi.
Em entrevista ao podcast do Duda Garbi, Pato disse que fez um 'estudo profundo' de Dida antes de decidir bater com cavadinha. Ele afirmou ainda que, se pudesse voltar no tempo, não teria feito a mesma escolha.
No dia anterior, dois, três dias antes, eu bati todos de cavada contra o Danilo [Fernandes, goleiro reserva]. Não pegou um. Eu lembro que pensei: 'O Dida se abaixa muito e vai muito rápido na bola, vou tentar surpreender ele se tiver pênalti'. Joguei com ele no Milan... Só que aí vem um estudo muito mais profundo, um cara mais velho... Pensei: 'Ele vai escolher um canto, eu vou colocar ali e vai entrar'
Quando eu treino na semana, eu penso: vou fazer isso. Aí apareceu a oportunidade e eu fiz. Foi um caos, eu errei, nós saímos fora, foi polêmico, a torcida ficou muito chateada. Se você pensar assim: 'Você faria isso de novo?'. Não sei, mas naquela hora, se eu pudesse voltar, eu teria chutado do jeito que eu chuto meus pênaltis Alexandre Pato, ao podcast do Duda Garbi
Pato admitiu que 'teve gente brava' no vestiário pós-jogo, mas negou que os companheiros quiseram agredi-lo. Ao mesmo Duda Garbi, o ex-meia Douglas chegou a dizer em uma entrevista de 2021 que 'todo mundo queria bater' em Pato após o pênalti com cavadinha, fato este negado pelo atacante.
A polêmica de dentro do vestiário, teve gente brava... Nós somos um grupo. Na raiva, se o cara erra um gol, você fica: 'Por que o cara errou?'. Mas se eles quiseram brigar ou fazer algo, nunca chegou nada a mim. Eu sentado no meu canto, chorando porque eu estava triste por errar o pênalti... talvez, alguém estava falando 'quero matar ele, quero brigar', mas não chegou em mim. Acho que a raiva foi de todo mundo
O que o Douglas, o Danilo falaram... deixa eles falarem. Essa é a minha versão, nunca aconteceu nada de briga
Alexandre Pato afirmou ainda que o episódio o tirou da Copa do Mundo de 2014 pela seleção brasileira. O ex-atacante, porém, preferiu não dar detalhes do motivo.
Para a Copa de 2014... a minha volta para o Corinthians, se eu não erro o pênalti, eu vou. Porque... melhor não falar
Pato jogou no Corinthians entre 2013 e 2014. Fez 62 jogos, marcou 17 gols e conquistou o Paulistão de 2013 com a camisa alvinegra.