Topo
Esporte

OPINIÃO

Casagrande: Pedrinho está apequenando o Vasco; clássico é no Maracanã

do UOL

Colaboração para o UOL

02/04/2025 10h28

Presidente e ídolo do Vasco, Pedrinho apequena o clube ao propor jogar com torcida única contra o Flamengo em São Januário, opinou o colunista Walter Casagrande no UOL News Esporte desta quarta (2).

O Pedrinho levou a semifinal do Carioca ao Engenhão por causa da grama artificial e agora ele quer levar para São Januário com torcida única. Ele está mostrando sensação de inferioridade — ele mesmo não vê mais o Vasco do tamanho do Flamengo.

Publicidade

Em todos os jogos, ele está tentando levar o Flamengo para uma situação desconfortável. Talvez ele ache que consegue equilibrar o jogo porque vai dificultar o Flamengo de alguma maneira, ou sem torcida do Flamengo ou num campo de grama artificial.
Casagrande

O colunista defendeu que os clássicos entre os dois clubes pelo Brasileirão aconteçam no Maracanã.

O primeiro, com mando do Vasco, está marcado para o dia 19 deste mês, mas ainda não tem estádio definido porque São Januário não está liberado para receber clássicos.

O Vasco então não tem mais condição de jogar com o Flamengo no Maracanã? Eu sou contra o jogo em São Januário — o jogo tem que ser no Maracanã. A história do futebol carioca, dos grandes clássicos no Rio, é no Maracanã.

O Pedrinho está apequenando o Vasco nessa fala. Não estou falando das atitudes dele, ele é ídolo do Vasco, é o presidente do Vasco, o presidente às vezes acerta, muitas vezes erra, mas nesse detalhe de jogo com o Flamengo ele está se apequenando.
Casagrande

Mauro Cezar: Vasco tem direito a jogar em casa, mas torcida única jamais

O Vasco tem todo direito de lutar para jogar os clássicos cariocas em São Januário, mas a sugestão do presidente Pedrinho de torcida única contra o Flamengo é absurda, afirmou o colunista Mauro Cezar Pereira.

A discussão não é nem o direito do Vasco ou não de jogar em São Januário. A questão é torcida única e alguém levantar a possibilidade de torcida única no Rio de Janeiro, que foi o que fez o presidente do Vasco.

Ninguém estava falando em torcida única, ninguém fala nessa coisa horrorosa, essa praga horrorosa que tem aqui em São Paulo e também já se espalhou por alguns estados brasileiros, que é sinônimo de falência do Estado.

O Rio de Janeiro tem uma série de problemas, é milícia, é o tráfico, violência, um monte de coisa, mas ele tem uma coisa do futebol que é muito simbólica, que é você pode ir num jogo do Vasco contra o Flamengo com a camisa do Vasco ou do Flamengo, andar nos arredores do Maracanã e assistir lado a lado se você quiser ficar em um setor misto. Fla x Flu é a mesma coisa.
Mauro Cezar

O colunista destacou que a adoção de torcida única nos clássicos paulistas gerou intolerância entre torcedores, não resolveu o problema da violência e foi um retrocesso no futebol do estado.

Aqui em São Paulo, com a torcida única, se desenvolveu uma intolerância. Já existem gerações de torcedores mais jovens que não admitem que alguém use a camisa do rival no dia do jogo em que ele é mandante.

Isso é um absurdo, um retrocesso, um atraso e eu sou veementemente contra isso não importa aonde.
Mauro Cezar

O colunista ressaltou que o Vasco tem direito de jogar em casa, desde que cumpra os critérios de segurança requeridos pela PM do Rio de Janeiro e pela CBF. Mas com torcida única, jamais.

Sugerir isso foi uma frase muito infeliz do Pedrinho, embora jogar em São Januário seja um direito do Vasco, é óbvio, é o estádio dele, tem todo direito de lutar por isso. Mas não é isso que está em discussão.
Mauro Cezar

Assista ao vídeo:

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Assista ao UOL News Esporte na íntegra

Esporte

publicidade