Presidente do Vasco, Pedrinho acerta ao pedir que o clube mande seu jogo contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro em São Januário nem que seja com torcida única?
No UOL News Esporte, os colunistas Renato Maurício Prado e Arnaldo Ribeiro debateram e divergiram sobre a questão. O Clássico dos Milhões está marcado para o dia 19, pela 5ª rodada do campeonato.
RMP: Vasco x Flamengo não cabe mais em São Januário
Eu desconfio que o Pedrinho, quando fez a tal harmonização facial, fez também uma harmonização cerebral que não deu certo. Estou assustado com o Pedrinho presidente do Vasco. O Pedrinho que eu sempre conheci, primeiro jogador, depois comentarista lúcido das ideias, se perdeu completamente quando virou presidente.
Imagina, ele quer jogar em São Januário, que está proibido pela polícia para clássicos Vasco x Flamengo porque da última vez deu uma pancadaria e foi o caos. E mais, ele diz assim: aqui em São Januário é o seguinte — é 90% para o Vasco, 5% de segurança e 5% do adversário.
Não, Pedrinho. Se quiser 5% para segurança, esses 5% saem dos 90% do Vasco. Então teria que ser 85% do Vasco, 5% da segurança e 10% do Flamengo. Mas é uma loucura — São Januário é um estádio que não cabe mais um jogo do tamanho de Vasco x Flamengo.
E o pior: ele quer torcida única. O Rio de Janeiro, uma das grandes vantagens em relação a São Paulo, por exemplo, é que o Rio não entrou nessa de torcida única. Os clássicos no Rio são sempre com torcida dividida, aí ele começa a querer lançar a moda de pedir torcida única. Vou te contar, Pedrinho, a tua harmonização facial não deu muito certo pra sua cabeça.
Renato Maurício Prado
Arnaldo: Vasco tem direito de querer jogar no campo dele
Eu entendo qualquer clube de futebol querer jogar no seu campo. O que acontece hoje com o Vasco em São Januário, guardando as devidas proporções, aconteceu há algumas décadas em São Paulo, quando o Santos quis jogar os seus jogos na Vila Belmiro como mandante. No começo, a polícia só garantia jogos contra São Paulo e Palmeiras. O Corinthians, por ter maior torcida, o Santos não podia jogar.
Hoje, a configuração no Rio mudou: o Maracanã é a casa do Flamengo e do Fluminense. O Botafogo tem o Engenhão, o Vasco tem São Januário, e para ter o fator mando num campeonato com 19 mandos e 19 visitas, o Vasco tem que jogar as 19 partidas em casa. E aí a cada jogo, a cada situação, a organização tem que viabilizar.
A capacidade tem como ser reduzida? Tem. O visitante vai ter escolta? Sim. Senão existe uma disparidade esportiva que não condiz com o campeonato, que é de turno e returno. O errado é quando Pedrinho tenta jogar em outro campo, de outro time, como fez no Nilton Santos para exercer mando contra o Flamengo e fugir do Maracanã.
Ele tem que tentar jogar de todas as formas no campo dele. O estádio está aprovado pela CBF pra abrigar jogos do Brasileirão? É o mesmo exemplo da Vila: acabou o Corinthians tendo que jogar na Vila como os outros. É uma situação que precisa ser resolvida.
Arnaldo Ribeiro
Leila e Abel têm algo em comum: não sabem ouvir críticas, diz Lavieri
Pilares de um Palmeiras organizado e vencedor, Leila Pereira e Abel Ferreira acumulam acertos nas respectivas funções, mas têm grande dificuldade de reconhecer seus erros perante a torcida, afirmou o colunista Danilo Lavieri.
O Palmeiras é um time de grande sucesso financeiro, grande sucesso nos últimos tempos de títulos, virou uma referência para muitos em relação à reconstrução que passou. E a Leila é uma dirigente com muito sucesso também, tem vários acertos, a luta contra o racismo, o controle financeiro, só que tem uma questão, e que o Abel entrou junto nessa, que é a dificuldade de reconhecer erros.
A Leila tem uma dificuldade gigantesca de ouvir críticas, mesmo as críticas mais educadas, não aquelas críticas com gritos, com xingamentos, pedindo a cabeça, isso daí eu também não considero. Eu vejo esse tipo de crítica de torcedor, influenciador, jornalista e isso não adianta, ficar se esgoelando na frente da câmera pra mim não funciona.
Mas ela tem dificuldade até quando a crítica é bem feita, construtiva, embasada, e o Abel flerta com isso também.
Danilo Lavieri
Na última semana, Leila e Abel se desgastaram com a torcida do Palmeiras devido a duas declarações que feriram o orgulho alviverde
Abel, inclusive, escreveu um "textão" se desculpando após comparar a torcida do Botafogo, que gritou "é campeão" no empate no Allianz Parque pelo Brasileirão, com a torcida palmeirense.
Na opinião do colunista, é hora de Abel e Leila recuarem e entenderem a frustração dos torcedores com o momento da equipe.
É o momento do Palmeiras, é o momento de os dois, a Leila e Abel, darem um passo atrás.
O Palmeiras é um time muito organizado, mas que pode errar e que erra. E é natural que erre.
Danilo Lavieri
Nos últimos quatro jogos, o Palmeiras marcou um gol — oriundo do polêmico pênalti de Arboleda em Vitor Roque na semifinal do Paulistão.
Após ficar no zero em casa contra o Botafogo, o time de Abel Ferreira deixou o Allianz sob vaias.
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.