Topo
Esporte

Mundial de Surfe: Italo reencontra algoz na abertura em El Salvador

do UOL

Guilherme Dorini

Colaboração para o UOL

01/04/2025 05h30

A quarta etapa do Circuito Mundial de Surfe da WSL começa nesta quarta-feira em El Salvador, e o líder do ranking, Italo Ferreira, terá um reencontro especial logo de cara. Ele estreia contra o local Bryan Perez, que no ano passado protagonizou um momento histórico ao eliminá-lo nesta mesma competição.

Estou muito feliz por estar aqui novamente, com minha família, com o povo de El Salvador. Muito bom ver todo o país me apoiando. Eu tenho trabalhado muito, acordo cedo, tento manter minha cabeça no lugar. Esse era o momento que estava esperando, para mostrar meu surfe Bryan Perez, à WSL

Publicidade

O que aconteceu

No Surf City El Salvador Pro 2024, Italo Ferreira acabou eliminado logo na repescagem ao ser derrotado pelo salvadorenho, que teve uma atuação brilhante diante da torcida local.

Bryan Perez foi o 'carrasco' de Italo em 2024 - Aaron Hughes/World Surf League - Aaron Hughes/World Surf League
Bryan Perez foi o 'carrasco' de Italo em 2024
Imagem: Aaron Hughes/World Surf League

O brasileiro começou bem a bateria, somando notas sólidas com manobras potentes de backside, mas Perez reagiu com combinações precisas de rasgadas e um tubo rápido, assumindo a liderança.

A virada definitiva veio nos minutos finais, quando Bryan acertou um aéreo espetacular (assista acima), recebendo a maior nota do dia. O placar final foi 15,33 a 12,40 para Perez, que eliminou um campeão mundial em casa. Depois, o surfista local caiu nas oitavas de final para John John Florence.

Reencontro

Mesmo sem fazer parte da elite mundial, Bryan Perez recebeu mais um convite para competir em casa - situação comum em etapas do Mundial de Surfe.

Desta vez, o duelo se repete na primeira fase, que não elimina ninguém, mas define quem avança direto e quem precisará disputar a repescagem. Além de Italo e Perez, o australiano George Pittar completa a bateria.

Vale lembrar que Perez foi o primeiro atleta de El Salvador a vencer uma bateria masculina na elite mundial do surfe. Agora, com a torcida ao seu lado, tentará repetir o feito.

Histórico

Essa será a quarta edição do evento no CT, mas a primeira antes do corte da temporada - o que garante a presença de todos os surfistas da elite.

Nas edições anteriores, os títulos ficaram com Griffin Colapinto (2022), Filipe Toledo (2023) e John John Florence (2024).

A primeira chamada do evento deve acontecer por volta das 10h de Brasília, já que El Salvador está três horas atrás do Brasil.

Esporte

publicidade