Memorial Tênis Brasileiro mostra história do esporte no país e recebe apoio da CBT
No último final de semana, o Memorial Tênis Brasileiro (MTB) realizou o quarto encontro para conhecer um pouco da história da modalidade. Feito no Esporte Clube Pinheiros, o evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre campeões do esporte, autoridades do município, dirigentes e sócios do clube.
Alexandre Farias, recém empossado presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), e os seus vices Aristides Barcellos e Eduardo Catharino Gordilho, estiveram presentes no evento.
"Estamos assumindo o compromisso de caminhar juntos a partir de agora. Nosso objetivo é contribuir para a organização, o planejamento e a reestruturação desse movimento, pois quem realmente se beneficia com isso é o tênis brasileiro. É uma grande alegria estar aqui hoje, ao lado de meus colegas de diretoria, compartilhando ideias e aprendendo com as lendas vivas do tênis nacional", afirmou Farias.
Walmor Elias, criador da MTB, agradeceu o apoio da CBT e relembrou a importância do Esporte Clube Pinheiros no tênis brasileiro. "O apoio da CBT ao Memorial, que finalmente foi confirmado, mostra que estamos no caminho certo para garantir a memória do nosso esporte. E foi justamente neste clube tradicional de São Paulo e que sediou grandes competições".
Criado em junho de 2023, o Memorial tem como principal objetivo preservar e divulgar a história do tênis no Brasil. São mais de 9.000 fotos, 700 painéis digitais e físicos, 700 vídeos. Além disso, conta com coleções de livros, revistas, publicações, filmes, álbuns, negativos, arquivos de promotoras, de eventos, vários itens históricos e alguns raros.
O encontro formalizou o regulamento do Hall da Fama do Tênis Brasileiro. O curador e ex-tenista, Luiz Mattar, disse que "depois de ouvir dezenas de sugestões, criou-se um ranking para todos os tipos de torneios, que definirão a pontuação necessária para ser indicado ao Hall da Fama do MTB".
Também transmitiram um vídeo homenageando grandes eventos de tênis no Pinheiros, com citações especiais aos nomes relevantes do clube neste esporte. Entre eles estavam Ingrid Metzner, Vera Cleto, Silvia Villari, Rúbio Rangel e Givaldo Barbosa.
Outros grandes nomes do esporte compareceram no evento, como Carlos Kirmayr (curador do Museu), Patrícia Medrado, Ricardo Camargo, Paulo Cleto (curador da Biblioteca), Vera Cleto e Lucy Maia (tricampeã brasileira adulta de 1959-60-61).