Topo
Esporte

CBF demite Dorival Júnior da seleção e abre busca por técnico estrangeiro

A CBF confirmou hoje a demissão do técnico Dorival Júnior do comando da seleção brasileira.

O que aconteceu

O anúncio aconteceu após reunião entre o treinador e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. O UOL já tinha apontado que a decisão seria essa.

Publicidade

A CBF tem uma lista de estrangeiros como ponto de partida para ser o próximo técnico do Brasil.

Entre os nomes analisados pela entidade estão Jorge Jesus, Carlo Ancelotti, Pep Guardiola e Abel Ferreira. Mas Ednaldo ainda não fez contatos formais com os treinadores.

A partir de agora, vamos procurar um substituto. Aquilo que foi falado de que havia um contato não passou pela direção da CBF. Oportunamente, vamos informar o substituto Ednaldo Rodrigues

Em 16 jogos, Dorival obteve sete vitórias, sete empates e duas derrotas, aproveitamento de 58,3% dos pontos, com 25 gols marcados e 17 sofridos.

A mudança de comando acontece a um ano e três meses da Copa do Mundo de 2026.

Dorival foi o terceiro a comandar a seleção no período pós-Tite. Fernando Diniz já havia sido demitido depois de Ramón Menezes ser o interino.

Dorival Júnior treinou a seleção de janeiro de 2024 a março de 2025 - Mateus Bonomi/AGIF - Mateus Bonomi/AGIF
Dorival Júnior treinou a seleção de janeiro de 2024 a março de 2025
Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Fim da linha na Argentina

A decisão de demitir Dorival veio após a goleada para a Argentina, em Buenos Aires, por 4 a 1, na terça-feira. O saldo do jogo foi o de que a demissão seria questão de tempo.

Dorival já estava pressionando pelo mau desempenho da seleção nas Eliminatórias e na Copa América. Ele não resistiu após uma atuação vexatória do Brasil diante do maior rival.

No entendimento da CBF, a seleção foi dominada taticamente pela Argentina, principalmente no meio-campo, e o treinador não conseguiu encontrar soluções para sair do problema.

Há uma percepção de falta de repertório do treinador para reagir.

A visão na CBF é que o treinador mostra um quadro oposto ao início do trabalho. Para dirigentes da entidade, o técnico começou bem nos dois amistosos, contra Inglaterra e Espanha.

Mas já se verificou problemas na Copa América. O comando da CBF entende que Dorival mudou o perfil de convocação e passou a chamar atletas que talvez não cumprissem o ciclo até a Copa.

A base do time não se fortaleceu, os resultados não vieram, e o treinador foi demitido.

https://www.youtube.com/watch?v=lXwZUHGQ9bA

Esporte

publicidade