Após 14 anos, Costa do Sauípe volta ao circuito mundial de tênis
O Brasil terá outro torneio de tênis de alto nível neste ano com o Costa do Sauípe Open. A competição, um ATP Challenger 125, acontece entre os dias 19 e 26 de outubro de 2025, em quadras de saibro totalmente renovadas. Com uma premiação de US$ 200 mil e 125 pontos no ranking da ATP ao campeão, o Aberto se torna o segundo maior evento de tênis nacional.
Entre 2001 e 2011, a Costa do Sauípe foi referência para a elite do tênis. O Brasil Open atraiu alguns dos maiores nomes do circuito profissional. Gustavo Kuerten levantou o troféu em 2002 e 2004, sendo esta sua última conquista na carreira. Rafael Nadal brilhou em 2005, ainda como um jovem promissor.O torneio também contou com estrelas como Carlos Moyá, Richard Gasquet, Guillermo Coria, Gastón Gaudio, Juan Carlos Ferrero, Fernando Meligeni e Thomaz Bellucci, que disputou sua primeira final de ATP na Costa do Sauípe, em 2009.
No início, o complexo promovia ações na região, incentivando participação de tenistas em plantio de árvores e visitas às comunidades do entorno. Os atletas internacionais sempre elogiaram a Costa do Sauípe pela facilidade e comodidade de estar hospedado perto das quadras, pois podiam ir caminhando, além do conforto da hospitalidade. O local era considerado por tenistas um dos melhores lugares do mundo para torneios por esse motivo e pela interação com público durante essas ações sociais promovidas.
É com esse legado que, mais de uma década depois, a Costa do Sauípe volta a receber um grande torneio internacional, colocando o Nordeste novamente no circuito global do esporte. Este novo ATP Challenger 125, um dos dois únicos da América do Sul, tem o objetivo de crescer para um ATP250, além de acrescentar o feminino, consolidando o evento nos próximos anos, tornando novamente a Costa do Sauípe uma referência no tênis mundial, construindo um novo legado de longo prazo. O evento integra o calendário ATP Challenger Tour.