João Fonseca terá férias, intertemporada e deve ficar um mês sem jogos

João Fonseca só deve voltar a jogar uma partida oficial daqui a um mês. Eliminado na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, o tenista brasileiro fará uma intertemporada e só deve voltar às competições no fim de abril, para a disputa do Masters 1000 de Madri, na Espanha.
O que aconteceu
Fonseca anunciou após a eliminação em Miami que terá "uma semana de férias" antes de iniciar os treinos nas quadras de saibro.
Depois do descanso, o brasileiro voltará a treinar no Rio de Janeiro como preparação para a temporada do saibro. A lista dos inscritos no Masters 1000 de Madri ainda não saiu.
Estou de férias agora, tenho uma semana de férias, voltar para o Rio e descansar com família, namorada. Descansar um pouco, depois volto a treinar no saibro, duas semanas no Rio e começo a preparação em Madri, provavelmente. João Fonseca, à ESPN
Seguindo este planejamento, Fonseca não disputará o Masters 1000 de Monte Carlo — com início em 6 de abril. Ele também não joga o ATP 500 de Barcelona (a partir do dia 14) — por ser o 60º do ranking por enquanto, precisaria de convite ou disputar o qualificatório.
O brasileiro terá aproximadamente um mês de preparação até o reencontro com a quadra de Madri. A competição acontece entre 23 de abril e 4 de maio. O fenômeno brasileiro se despediu do torneio de Miami na última segunda-feira, dia 24.
Esta é a primeira pausa de Fonseca na temporada 2025. Ele disputou sete torneios entre dezembro de 2024 e março deste ano. Foi campeão do Challenger de Camberra, de Phoenix e do ATP 250 de Buenos Aires.
Reencontro com o saibro
O Masters de Madri vai marcar o reencontro de Fonseca com o saibro após a queda na primeira rodada do Rio Open. Todos os olhares estavam sobre o jovem tenista, mas ele foi eliminado por Alexandre Muller. Depois, jogou em quadra rápida em três torneios nos Estados Unidos.
Antes da derrota na estreia no Rio Open, o brasileiro foi campeão no piso de pó de tijolo do ATP 250 de Buenos Aires. João bateu o argentino Francisco Cerundolo, então número 28 do ranking mundial, na final.
Além disso, o Masters de Madri tem um gosto especial: foi o primeiro torneio deste nível (que dá 1 mil pontos para o campeão) da carreira de Fonseca. Ele disputou a edição de 2024, venceu Alex Michelsen (EUA) na estreia e caiu na sequência para Cameron Norrie (ING). Na época, João era 272 do ranking mundial e disputou o torneio como convidado.
A temporada no saibro
Além de Madri, João Fonseca poderá disputar mais torneios antes de Roland Garros. O Grand Slam francês acontece entre 25 de maio e 8 de junho e marca o fim da temporada de saibro.
O próximo desafio seria o Masters 1000 de Roma, a partir de 7 de maio.
Mas Fonseca ainda pode disputar o ATP 500 de Hamburgo ou o ATP 250 de Genebra. Ambos acontecem na segunda quinzena de maio.
Já o mês de junho é marcado pelos torneios na grama, com Wimbledon começando no dia 30. Seis competições da ATP acontecem antes do Grand Slam londrino, como o ATP 500 de Queen's.