Topo
Esporte

Caso Robinho: Estupro coletivo ocorreu em aniversário de amigo morto

Rudney Gomes era o segurança de Robinho - Reprodução
Rudney Gomes era o segurança de Robinho Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo

20/03/2025 15h20

O estupro coletivo na Itália que levou à prisão de Robinho foi cometido na festa de aniversário de Rudney Gomes, ex-segurança do jogador e que morreu na última terça em Santos (SP) aos 46 anos.

Aniversário em boate italiana

O crime ocorreu na noite em que o grupo estava comemorando o aniversário de 34 anos de Rudney na balada Sio Café, em Milão, em janeiro de 2013. A vítima foi uma mulher albanesa que estava embriagada.

Em áudio, Robinho afirmou que Rudney teria se relacionado sexualmente com ela. Além de segurança, ele também era amigo do ex-atacante.

Eu vi o Rudney rangando ela, e os outros caras rangando ela. Então os caras que rangaram ela vão se foder.
Robinho, em um trecho das gravações obtidas pelo podcast UOL Esporte Histórias - Os Grampos de Robinho

Rudney foi um dos denunciados pelo Ministério Público da Itália por envolvimento no caso, mas não foi condenado pelo crime. Ele e outros três homens —Clayton Santos, Alexandro da Silva e Fabio Galan— não foram julgados pela Justiça italiana porque deixaram o país durante as investigações e não foram notificados para a audiência preliminar, que ocorreu em 31 de março de 2016. Já Robinho e Ricardo Falco foram condenados.

Morte de Rudney

O 7º Distrito Policial e a CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Santos confirmaram a morte ao UOL. O caso foi registrado como suicídio, segundo a polícia.

O UOL apurou que o Samu constatou o óbito ainda no local. A Polícia Militar foi acionada após a síndica do prédio ser avisada pelo porteiro que um homem havia caído.

Procure ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil

Prisão de Robinho

Em 2014, Robinho admitiu ter mantido relações sexuais com a vítima, mas negou violência sexual. Ele reforçou o discurso em 2020, em entrevista ao UOL.

Ainda em 2020, quando já havia sido condenado em primeira instância, ele acertou seu retorno ao Santos. O Peixe, no entanto, suspendeu o contrato com o atacante dias depois por causa da pressão da torcida e da imprensa pelo caso.

Em 2022, Robinho foi condenado na terceira e última instância da Justiça italiana a nove anos de prisão. Entretanto, ele nunca foi preso por já estar no Brasil, que não extradita seus cidadãos. Sendo assim, a Itália pediu para que o Brasil julgasse a possibilidade de o ex-jogador cumprir a pena em solo brasileiro.

No Brasil, Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro cometido na Itália. Ele está preso desde março de 2024 na Penitenciária II de Tremembé.

Todos os episódios de UOL Esporte Histórias - Os grampos de Robinho

Você pode ouvir todos os episódios nos links abaixo.

O UOL Esporte Histórias também está disponível no YouTube do UOL Esporte, no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as plataformas de podcast.

Esporte

publicidade