Topo
Esporte

Com João Fonseca, Brasil é convocado para a Copa Davis

06/01/2025 13h13

O capitão Jaime Oncins convocou nesta segunda-feira os tenistas que irão representar o Brasil contra a França pela 1ª rodada dos Qualifiers da Copa Davis. O confronto está marcado para os dias 1 e 2 de fevereiro, no Palais des Sports Jean Ros, em Orleans (França). Na lista, destaque para o jovem João Fonseca, que vem em uma sequência positiva de dois títulos no Next Gen Finals e no Challenger de Camberra.

A convocação também trouxe os nomes de Thiago Wild, número 76 do ranking ATP,  Matheus Pucinelli (300), Rafael Matos (36° no ranking de duplas da ATP) e Marcelo Melo (39). Se vencer, a equipe avança à 2ª rodada e joga contra o vencedor do duelo entre Eslováquia e Croácia.

Com algumas mudanças em relação à última convocação, Oncins explica que ter jogadores adaptados às características do duelo é essencial para buscar a vitória. "Escolhi esses nomes pensando nas condições que vamos enfrentar na França, já que Wild e Fonseca têm estilos que se encaixam no carpete com quadra coberta. Ainda temos o retorno do Pucinelli, que sempre agrega bastante ao grupo. Já o Matos e o Melo têm apresentado bastante entrosamento no circuito de duplas. Por isso, acredito que essa é a equipe certa para fazer frente aos nossos adversários", pontuou.

Jaime também destacou a evolução de João Fonseca em quadra. "Temos jogadores vindo de momentos diferentes e o João está numa fase especial. No ano passado, ele nos ajudou bastante na participação da fase final da Copa Davis e vem colecionando títulos importantes nessa virada de ano. Tenho certeza de que isso trará uma confiança maior para todo o time", completou.

Esta será a sexta vez que as equipes se enfrentam, com duas vitórias para o Brasil e três para os franceses. A última aconteceu em 2000, quando os brasileiros receberam os adversários em Florianópolis (SC) e venceram, por 4 a 1, com shows de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Oncins e Francisco Costa.

A equipe brasileira retorna à competição após a inédita participação na fase de grupos das finais. Em setembro, os brasileiros enfrentaram os atuais campeões e vices, Itália e Holanda, além da Bélgica, e ficaram perto de alcançar as quartas de final do torneio.

Esporte