Topo
Esporte

Por que Palmeiras vai abrir mão de filosofia para contratar Paulinho

do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/12/2024 05h30

Quero investir em alguém que venha imediatamente e entre amanhã [em campo] se o técnico decidir. O Palmeiras não é departamento médico

Foi isso que Leila Pereira respondeu ao ser questionada pelo UOL em novembro sobre a política de contratações do clube. No entanto, o Palmeiras está abrindo mão de sua filosofia e avançou para contratar Paulinho, do Atlético-MG, por 18 milhões de euros (cerca de R$ 114 milhões na cotação atual), mais Gabriel Menino e Patrick (capitão do time sub-20).

Paulinho passou por um procedimento cirúrgico no início do mês para tratar uma fratura por estresse na tíbia da perna direita e só deve estar à disposição para estrear em março. E isso não é considerado um problema para o Alviverde.

Por que o Alviverde mudou de postura?

O técnico Abel Ferreira é fã do futebol de Paulinho. Abel queria contar com o atacante em seu plantel desde a saída do jogador do Bayer Leverkusen em 2022, mas o Alviverde se assustou com os valores em luvas pedidos pelo estafe do atleta e recuou.

Segundo PVC, colunista do UOL, Paulinho é um sonho antigo de Abel Ferreira. No início de 2023, no casamento do ex-gerente de futebol do Palmeiras Cícero de Souza, Abel Ferreira se aproximou do então diretor-executivo do Atlético-MG, Rodrigo Caetano, e confessou: "Tu contrataste o único jogador que eu queria". O jogador era Paulinho.

Paulinho não sofreu com lesões no Atlético-MG, e o caso atual não é considerado sério e não preocupa Palmeiras para as principais competições do ano que vem. Em 2023, Paulinho disputou 61 dos 66 jogos possíveis do Galo, e em 2022, foram 59 de 73 possíveis. A última lesão grave do jogador aconteceu na temporada 2020/21, ainda no Leverkusen, quando ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficou quase um ano fora de combate.

Chegada de Paulinho resolveria um dos objetivos do Palmeiras nesta janela de transferências. A diretoria palmeirense acredita que a chegada de Paulinho resolve o problema de um camisa 9 de peso para o ano que vem — outro nome menos badalado também poderia ser contratado. Abel Ferreira falou publicamente durante a temporada que queria um atacante que já conhecesse o futebol brasileiro.

Atacante é jovem e polivalente. O jogador de 24 anos pode atuar como atacante de referência e na ponta esquerda, uma das características que mais agrada o técnico palmeirense.

Paulinho tem bons números pelo Atlético-MG

Em 2023, o atacante marcou 31 gols e deu 9 assistências em 61 partidas.

Já neste ano foram 19 gols e 4 assistências em 59 partidas. Paulinho, mesmo em um ano abaixo pelo sacrifício de jogar lesionado, teve números similares.

O Top 3 da artilharia do Alviverde do ano terminou com Flaco López (22 gols), Raphael Veiga (20 gols) e Estêvão (15 gols).

Esporte