Topo
Esporte

MPRJ denuncia conselheiro do Fla por homofobia contra o presidente eleito

Sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro - Gilvan de Souza / Flamengo
Sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo
do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

19/12/2024 11h27

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou um conselheiro do Flamengo por homofobia contra Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente eleito do Rubro-Negro.

O que aconteceu

José Carlos Isidro Pereira, o Peruano, foi denunciado pela "prática das infrações penais de incitação criminosa, racismo e injúria racial". A denúncia foi por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada.

O caso aconteceu durante o processo eleitoral do Flamengo. Apoiador de Rodrigo Dunshee, então candidato da situação, Peruano enviou áudios em um grupo de aplicativo de mensagens com ataques homofóbicos a Bap.

De acordo com a denúncia, em 08 de outubro de 2024, Peruano proferiu mensagens injuriosas, ameaçadoras, homofóbicas, preconceituosas e discriminatórias a respeito de Luiz Eduardo, todas compartilhadas por mensagens de áudio por aplicativo e em redes sociais, destinadas a um grupo de dirigentes do Clube. Tais práticas ofenderam a dignidade da vítima, em razão de sua suposta orientação sexual, com ampla repercussão na imprensa Trecho da nota do MPRJ

Segundo o MPRJ, a Promotoria indica a necessidade de continuar as investigações. A ideia é apurar outras manifestações homofóbicas, praticadas pelo mesmo acusado, e houve o pedido à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) para que dê prosseguimento às diligências investigatórias, com a instauração de novo inquérito policial.

Esporte