Thiago Maia, do Inter, ganha prêmio Fair Play por ajuda nas enchentes no RS
O volante Thiago Maia, do Internacional, recebeu o prêmio Fair Play, da Fifa, durante a cerimônia do The Best, nesta terça-feira (17), no Qatar.
O que aconteceu
Thiago Maia foi premiado pelas ajudas nas enchentes no Rio Grande do Sul. O volante do Inter colaborou diretamente durante a tragédia no começo de 2024.
O meio-campista foi um dos jogadores que enfrentou a água para ajudar moradores. Ele viralizou em um vídeo onde carregava uma mulher nas costas durante uma operação de resgate.
O prêmio Fair Play é concedido pela Fifa por atitudes exemplares dentro ou fora de campo. Ele pode ser conquistado por um jogador, equipe, árbitro, técnico ou torcida.
Não me sinto um herói. Minha mãe e meu pai sempre me ensinaram a amar o próximo. Eu acordei e falei que não podia ficar em casa, as pessoas precisavam de mim. Após as enchentes, eu quis parar de jogar futebol, fiquei muito afetado psicologicamente, mas faria tudo de novo.Thiago Maia
A conquista de Thiago Maia é a segunda seguida envolvendo o Brasil. Na última edição, a seleção brasileira recebeu o prêmio por causa da campanha antirracismo feita após os casos envolvendo Vini Jr.
A votação é feita por um grupo de especialistas selecionados pela Fifa.
Veja os vencedores de cada prêmio
- Melhor jogador: Vini Jr.
- Melhor jogadora: Aitana Bonmatí
- Prêmio Puskas (gol mais bonito masculino): Alejandro Garnacho
- Prêmio Marta (gol mais bonito feminino): Marta
- Melhor goleiro: Emiliano Martínez
- Melhor goleira: Alyssa Naeher
- Melhor técnico do futebol masculino: Carlo Ancelotti
- Melhor técnica do futebol feminino: Emma Hayes
- Torcedor do ano: Guilherme Gandra
- Fair Play: Thiago Maia
- Seleção masculina da temporada: Emiliano Martínez; Carvajal, Rúben Dias, Rüdiger e Saliba; Rodri, Toni Kroos e Bellingham; Yamal, Vini Jr e Haaland.
- Seleção feminina da temporada: Alyssa Naeher; Battle, Paredes, Girma e Bronze; Horan, Guijarro, Gabi Portilho e Bonmatí; Paralluelo e Graham Hansen.