Super Mundial e Brasileirão até dezembro: como será o calendário em 2025
O calendário do futebol brasileiro é constantemente alvo de críticas, e em 2025 não será diferente. A disputa do Super Mundial de Clubes apertou ainda mais a sequência de jogos, obrigando os Estaduais a começarem em janeiro. Já o Campeonato Brasileiro terminará apenas em 21 de dezembro.
O que aconteceu
Os Estaduais começarão durante a pré-temporada. A CBF considera que as três primeiras rodadas farão parte da pré-temporada.
A CBF também adaptou o período de férias dos jogadores. Serão 15 dias de recesso no período do Super Mundial e outros 15 ao final do Brasileirão.
O calendário prevê ainda uma intertemporada para quem não disputar o Super Mundial e semifinais da Copa do Brasil em finais de semana. A temporada também contará com uma janela de transferências entre 2 e 10 de junho.
O que a CBF ainda não reservou datas e ignorou é a realização do Intercontinental da Fifa. Provavelmente será em dezembro e o choque com a reta final do Brasileirão é uma possibilidade real.
O ano ainda contará com três rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas e duas datas Fifa para amistosos. A última janela para jogos de seleções será entre 10 a 18 de novembro.
Confira o calendário de 2025
- Estaduais: início a partir de 12 de janeiro
- Copa do Brasil: 19 de fevereiro a 9 de novembro
- Brasileirão Série A: 29 de março a 21 de dezembro
- Copa Libertadores: 5 de fevereiro a 29 de novembro
- Copa Sul-Americana: 5 março a 22 de novembro
- Recopa Sul-Americana: 19 a 26 de fevereiro
- Supercopa do Brasil: 2 de fevereiro
- Eliminatórias Sul-Americanas: 17 a 25 de março, 2 a 10 de junho e 1 a 9 de setembro
- Amistosos internacionais: 6 a 14 de outubro e 10 a 18 de novembro