Fifa anuncia datas da Copa do Mundo Feminina de 2027; confira detalhes
Nesta terça-feira, a Fifa revelou as datas iniciais da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil. O jogo de abertura acontecerá no dia 24 de junho. Já a final tem data marcada para 25 de julho.
O anúncio foi feito durante a 30ª reunião do Conselho da Fifa, que foi comandada pelo presidente da entidade, Gianni Infantino. A reunião também teve a presença de Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
"A reunião foi muito proveitosa e já podemos anunciar aos torcedores as datas da Copa do Mundo de 2027, que será o melhor Mundial da história", afirmou Ednaldo.
Além das datas, a Fifa também definiu como será a classificação das seleções para o Mundial: 29 equipes sairão diretamente das competições continentais. Por ser o país sede, o Brasil já está garantido no torneio.
Confira a distribuição das vagas:
- Europa (Uefa): 11 vagas
- Ásia (Afc): nove vagas
- África (Caf): quatro vagas
- Américas do Norte e Central (Concacaf): quatro vagas
- América do Sul (Conmebol): três vagas (incluindo o Brasil)
- Oceania (Ofc): uma vaga
As três vagas restantes serão decididas por meio de um playoff intercontinental de dez seleções, em duas fases, com a seguinte aplicação:
- Duas vagas para a Ásia
- Duas vagas para a África
- Duas vags para a América do Sul
- Duas vagas para a Concacaf
- Uma vaga para a Uefa
A primeira fase do playoff ocorrerá de novembro a dezembro de 2026, com seis equipes classificadas com base no último Ranking Mundial Feminino da FIFA, antes do sorteio de playoff. As duas melhores seleções avançarão para a fase final e serão acompanhadas por duas equipes da Concacaf, uma da Conmebol e uma da Uefa.
Assim, as seis equipes serão sorteadas em três caminhos, com um confronto eliminatório único para determinar as últimas três seleções classificadas para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Para o sorteio, equipes da mesma confederação não poderão estar no mesmo pote.