Análise: Corinthians não toma conhecimento do Grêmio e termina o Brasileiro com chave de ouro
Por Iúri Medeiros
O Corinthians não tomou conhecimento do Grêmio em Porto Alegre. Os comandados de Ramón Díaz colocaram em prática o que vem sendo o padrão do time e não tiveram problemas para superar um fragilizado adversário no último domingo.
Como é habitual, o Timão mostrou muita tranquilidade para trocar passes, com aproximações a todo momento. Para melhorar, o Grêmio se mostrou uma equipe desorganizada defensivamente e cedeu espaços valiosos, especialmente atrás da linha de meio-campo, onde circulam nomes como Memphis Depay e Yuri Alberto.
No segundo tempo, o Grêmio melhorou e conseguiu empurrar o Corinthians em determinado momento. Mas não era necessariamente um problema, já que, além de ter um grande goleiro como Hugo Souza, o contragolpe do alvinegro pode ser fatal. O Tricolor Gaúcho nunca esteve confortável de fato.
A partida em Porto Alegre apenas confirmou o momento das duas equipes e o 3 a 0 se desenhou de forma natural. No caso do Corinthians, a história foi feita: nove vitórias seguidas e uma improvável classificação para a Copa Libertadores depois de meses brigando contra a queda.
Para 2025, o foco do Corinthians tem que ser dar continuidade ao método de trabalho atual. Também é importante, claro, manter a base do elenco atual e fazer contratações pontuais.
Com esses pontos em vista, é difícil imaginar que o Corinthians não brigará por coisas grandes em 2025. Após tantas críticas e desconfiança, o grupo atual do Timão merece a aposta de que dias melhores virão.