Topo
Esporte

Ramón exalta união do Corinthians, mas faz alerta para 2025: "Temos que mudar a mentalidade"

08/12/2024 20h42

O técnico Ramón Díaz, após a vitória por 3 a 0 contra o Grêmio, elogiou a união do Corinthians para a equipe deixar a zona de rebaixamanto e garantir vaga na próxima Copa Libertadores. No entanto, o treinador destacou que, para 2025, o time tem que mudar a mentalidade para "conseguir coisas importantes".

"É importante que os torcedores, os jogadores, o clube e os dirigentes viraram uma coisa só para sair desta situação. Sabemos que os torcedores são muito importantes pelo apoio, pela forma como nos acompanha, como torce, e como o jogador se sente protegido por este torcedor apaixonado. O futebol é assim, tem que acreditar, ter determinação. Estamos felizes com o torcedor e agora os vemos felizes, porque o grupo de jogadores deu uma satisfação enorme. Corinthians tem que pensar e mudar de mentalidade, não tem que jogar mais pelo rebaixamento, nunca mais. É um grande clube e tem uma das melhores torcidas do Brasil. Tem que pensar grande, pensar em conseguir coisas importantes. Tivemos duas semifinais, no ano que vem tem que apontar para brigar por coisas importantes", comentou Ramón em entrevista coletiva.

O auxiliar Emiliano Diáz corroborou o discurso do treinador, defendendo que a harmonia do grupo foi fundamental na conquistas dos pontos nesta reta final de Brasileirão.

"Acho que criou um ambiente, falamos hoje também, internamente acreditamos no trabalho que fazíamos, sobretudo a harmonia no grupo, sempre muita união e dedicação, ainda mais nos momentos difíceis. Acreditar no trabalho, no momento, no elenco que teríamos, que ainda dá para brigar por mais coisas. Cinco meses para cá chegamos a duas semifinais e ficar em segundo lugar no segundo turno não é fácil, mas o time acreditou, o elenco se armou e internamente sabíamos que poderia acontecer", complementou Emiliano.

Ramón e Emiliano serão mantidos para 2025, como o executivo Fabinho Soldado informou após a vitória contra o Bahia. A dupla termina a temporada prestigiada após a pressão gerada pelas eliminações na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Contra o Grêmio, o primeiro gol corintiano saiu no final da etapa inicial, de pênalti, com Yuri Alberto. No segundo tempo, o Timão ampliou nos minutos finais com Charles, após assistência de Romero, e sacramentou o resultado com Memphis Depay, de bicicleta.

Com a vitória, o Corinthians fechou o Campeonato Brasileiro na 7ª colocação, com 56 pontos, três a menos em relação ao G6. A equipe de Ramón Díaz também igualou o recorde de triunfos seguidos na liga nacional, com nove.

Veja outros trechos da coletiva de imprensa de Ramón e Emiliano:

Desempenho contra o Grêmio (Ramón)

"O que mais gostei equipe é que repetimos o nível que teríamos. Feliz pelo resultado, mas pelo jogo, pela atitude, a forma de jogar. Creio que o nível que está tendo o Corinthians é muito bom pelo trabalho, pela dedicação. Sofrmoes muito no início da temporada, foi muito difícil, é complicado chegar a este nível de jogo e de resultado. Os verdadeiros protagonistas são os jogadores. Contente porque Yuri saiu goleador do Brasileirão, que é difícil e complicado, ainda mais pela situação que estávamos. Equipe mostrou muita categoria, está convencido do que joga, e como joga, e realmente os jogadores são os verdadeiros protagonistas deste sucesso e do que está passando. Torcida não merece brigar contra o rebaixamento, é uma grande equipe e que merece brigar por coisas importantes."

Momento de Yuri Alberto (Emiliano)

"Acho que Yuri foi fundamental ele acreditar, porque sabíamos da qualidade e da classe de jogador que ele é, sobretudo a grande pessoa que é. Nos momentos ruins, com sorriso e um semblante de quem queria trabalhar. Foi dar confiança, na entrevista perguntavam porque não tirávamos, e aí está o resultado. Goleador passa por momento ruim, hoje é um jogador muito importante não só para Corinthians como para a seleção ter um artilheiro, é importante ter um artilheiro assim. Não depende de nós, mas vamos brigar todos juntos, tentar fazer algo, queremos que fique pela classe de jogador que é, um extraordinário".

Planejamento para 2025 (Emiliano)

"A exigência será maior, porque muitas vezes quando vivíamos momento delicado, tinha que manejar certas coisas que são difíceis. No momento ruim, o planejamento é brigar por tudo, com mais vontade, com mais concentração. Cometemos erros que não podemos cometer, e o planejamento é esse. Estamos fazendo coisas boas há quatro meses, duas semifinais e um segundo turno em segundo. É seguir o mínimo que estamos fazendo e ter mais exigência porque será um ano de mais pressão. Estamos preparados, elenco está preparado, de pressão como corintianos, sabemos o que temos que suportar. Foi um dos anos mais difíceis do clube, o grupo colocou a cara, acho que estamos acostumados. O pior passou e o melhor está por vir".

"Acho que é o mesmo que falei anteriormente. O plano está feito, o elenco sabe o que pretendemos para as férias, início do campeonato, sabemos que está perto do início da temporada, o calendário está aqui. Temos que tentar arrancar do mesmo jeito que terminamos. É dar continuidade ao trabalho, mas sabemos que a exigência será maior, mas estamos preparados. Por alguma razão estamos aqui e o Corinthians nos escolheu, e os jogadores foram escolhidos a dedo. Sabemos a responsabilidade que temos para arrancar com tudo em 2025".

Esporte